Jornal Sumaré

Jornal Sumaré

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos começou esta semana um mutirão de limpeza e manutenção no Cemitério Municipal da Saudade, dando início aos preparativos para receber com conforto e segurança os visitantes no Dia das Mães, dia 13 de maio. Entre os serviços realizados no local, são feitos roçagem, varrição, capinação e limpeza de todo o espaço. 

 

Uma nova sala administrativa também está sendo preparada no local. O espaço passa por reforma, troca de portas para oferecer acessiblidade à cadeirantes, pintura e instalação elétrica. “O local para o atendimento admnistrativo ficava dentro do Velório Municipal. Com a mudança para uma sala dentro do Cemitério, poderemos oferecer mais suporte aos familiares, além de facilitar o acesso”, explicou o secretário de Serviços Públicos, Aparecido Fernandes.

 

“A limpeza e manutenção no Cemitério da Saudade são constantes, porém, este mutirão é realizado para que todo o espaço esteja em ótimas condições para receber os visitantes com conforto e atenção que eles merecem”, disse o prefeito Luiz Dalben.

 

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

A Guarda Municipal, em conjunto com a Secretaria de Inclusão Social e Instituto Resgatar, realizou ontem, dia 25, a ‘Operação Resgatar’ na região central da cidade. A ação é uma iniciativa do prefeito Luiz Dalben e consiste na abordagem social de pessoas em situação de rua com objetivo de oferecer acolhimento e auxílio. Foram abordados 13 moradores e um deles foi acolhido.

 

O trabalho foi realizado nas praças da República e Manuel de Vasconcellos e Terminal Rodoviário. Das pessoas averiguadas, três são oriundas de Sumaré e as demais são do Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas e São Caetano. “Realizamos a abordagem social das pessoas em situação de rua. A maioria das pessoas que abordamos hoje alegou estar de passagem pela cidade e não aceitaram o acolhimento. Só podemos dar prosseguimento ao acolhimento e auxílio se os moradores consentirem. Quando não há permissão, eles são orientadas por nossas equipes”, explicou o secretário de Segurança, Ricardo Zequin, que participou da operação.

 

“As pessoas que aceitam acolhimento são encaminhados para o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), onde recebem atendimento psicossocial, buscam restabelecer o vínculo com as famílias e realizam uma triagem de quais realmente precisam ser encaminhados para o abrigo e quais conseguem retornar aos lares”, esclareceu a secretária de Inclusão, Rita de Cássia Rosa Pinto.

 

A abordagem dessas pessoas em situação de risco é feita pela equipe de acolhimento do Instituto Resgatar, formada por psicólogos,assistentes sociais e educadores sociais. Após a triagem realizada pelo CREAS, as pessoas que necessitam de um acolhimento breve são encaminhadas para a Casa de Passagem do instituo, onde recebem auxílio psicológico, documentação, restabelecimento de vínculo familiar e toda a parte burocrática. Para as pessoas que fazem das ruas espaços de moradia ou sobrevivência ou que encontram-se sem possibilidade de retorno ao convívio familiar, mas têm vínculos com o município, existe a organização social Caminho de Luz – CALUZ.

 

 “Realizamos s buaca ativa de pessoas em situação de rua por meio das ações do Projeto Acolher.  A Operação Resgatar é a intensificação do projeto, que busca acolher e prestar auxílio para pessoas que merecem condições dignas de sobrevivência.  Em janeiro, aumentamos mais de 100% os acompanhamentos no CREAS em relação aos meses anteriores. Além dessas pessoas acolhidas pelos abrigos, também é realizado o acompanhamento de moradores que não aceitam ir para os lares. Temos que valorizar e resgatar essas pessoas, inserindo-as novamente na sociedade”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

 

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Representando o prefeito Luiz Dalben, o vice-prefeito Henrique Stein assinou na manhã desta quarta-feira, dia 25, a ampliação do programa “Atleta do Futuro” em Sumaré, que passará a atender a 800 crianças e adolescentes moradores de condomínios habitacionais do município. Atualmente, o projeto já é realizado com 614 alunos de 6 a 17 anos, com aulas de futebol, futebol society, futsal e vôlei. Além disso, outras 550 crianças da cidade também são atendidas em parceria com o SESI-SP e as empresas Têxtil Assef Maluf e Buckman Laboratórios.

 

“O esporte é uma das mais importantes ferramentas de inclusão social, por isso a importância de ampliarmos o Projeto Socioesportivo do Bem em nossa cidade, oferecendo às nossas crianças e adolescentes uma oportunidade de vida. Mesmo que no futuro eles não sejam atletas, ao menos tiveram uma infância saudável, digna, cresceram e se desenvolveram longe das ruas, longe das drogas”, discursou o vice-prefeito Henrique Stein.

 

“Esta é uma belíssima iniciativa por meio da qual nossas crianças não apenas aprendem uma modalidade esportiva, mas também são incentivadas em sua autoestima, superação, socialização, cidadania e diversos outros valores. A ampliação deste projeto é mais um investimento que estamos fazendo na nossa juventude, no futuro das nossas crianças e adolescentes”, completou o prefeito Luiz Dalben.

 

Além do vice-prefeito, representantes do SESI e das empresas parceiras, a cerimônia de assinatura dos convênios também contou com a presença do ex-jogador da Seleção Brasileira e pentacampeão Luizão. Ainda participaram a secretária interina da Habitação, Rosaria Martins, a secretária de Educação, Mirela Cia Medeiros, o secretário de Cultura, Esportes e Lazer, Paulo Sciascio Neto, o secretário de Administração e RH, Silvio Coltro, e os vereadores Dirceu Dalben e Helio Pereira da Silva. As crianças e adolescentes atendidos pela SHD (Sociedade Humana Despertar), em parceria com a Secretaria Municipal de Inclusão Social, também serão beneficiados.

 

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (25) uma capacitação sobre “Boas Práticas de Dispensação de Medicamentos”, que contou com a participação de dezenas de responsáveis técnicos pelas drogarias particulares de Sumaré.

 

A capacitação foi ministrada por farmacêuticos da GVS - Campinas (Grupo de Vigilância Sanitária do Estado) em conjunto com a Vigilância Sanitária de Sumaré, e teve como objetivo atualizar os responsáveis pelas farmácias da cidade sobre a legislação que trata da dispensação de medicamentos, que foi revisada no início do ano.

 

“Esse encontro foi muito importante para que possamos garantir o uso seguro de medicamentos pela população, alinhando com as drogarias sobre os procedimentos corretos na dispensação. Agradecemos a todos pela participação”, explicou o secretário de Saúde, Rubens Gatti.

 

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

               

A Guarda Municipal de Sumaré, em conjunto com a Polícia Militar, realizou na manhã de hoje, dia 25, a “Operação Chorume” na AvenidaLindório Constantino, no Parque Itália. Foram vistoriados 44 caminhões de lixo e um receberam multa por derramar chorume nas vias da cidade. As operações tem o objetivo de fiscalizar e orientar os motoristas dos caminhões que transportam resíduos  derramando chorume em via pública.

 

“Realizamos a operação periodicamente em pontos estratégicos da cidade. Muitos veículos são oriundos de outros municípios e utilizam as vias de Sumaré como rota para descartar os resíduos no aterro em Paulínia. Visamos conscientizar os motoristas e as empresas, para que regularizem os veículos, cumpram a legislação e protejam o meio ambiente. O chorume nas ruas, além de causar o mau cheiro e poluir o meio ambiente, atrai insetos e outros animais transmissores de doenças, tornando-se uma questão de saúde pública. Nossa intenção com essas operações é cuidar dos nossos moradores e da nossa cidade”, afirmou o prefeito Luiz Dalben.

 

Antes, as operações eram realizadas por fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e da SMMUR (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Rural), com base na Lei Municipal nº 5.793 de 2015, que trata das infrações e sanções administrativas ambientais, e no Código de Trânsito Brasileiro (derramamento de carga nas vias é infração gravíssima). Agora, os guardas municipais de Sumaré também podem realizar as notificações e aplicar as multas. Recentemente, 56 GCMs foram capacitados para atuarem também, conforme decreto do prefeito Luiz Dalben, como agentes de fiscalização ambiental (15) e de trânsito (41).

 

Os moradores podem auxiliar a Prefeitura na fiscalização, denunciando irregularidades na Guarda. O telefone é 3873-2656.

 

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Bola no pé, descontração e união foram os ingredientes do Campeonato Interno de Futsal 2018, organizado pela Prefeitura de Sumaré. Com a presença do prefeito Luiz Dalben e do vice Henrique Stein, a grande final ocorreu no último sábado (21), entre as equipes da Secel (Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer) e da Secretaria de Serviços Públicos. A campeã foi a Secel, que venceu pelo placar de 8 a 5. Já na disputa pelo 3º lugar, a equipe de Obras levou a melhor contra a equipe do Meio Ambiente, 5 a 3.

 

Ao todo, participaram do campeonato interno dez equipes montadas entre os funcionários das secretarias municipais, sendo que a primeira fase da competição foi disputada no esquema “todos contra todos”. As melhores equipes passaram para as quartas de final, semifinais, até a grande final entre os dois melhores classificados.

 

“Essa competição visou incentivar a prática esportiva entre os funcionários públicos municipais, proporcionando ainda momentos de lazer, diversão e interação. Agradecemos a todos pela participação e nossos parabéns aos atletas da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

 

As partidas aconteceram aos finais de semana, sempre fora do horário de expediente. O artilheiro da competição foi Pedro (Secel) e o goleiro menos vazado foi Franklin (Obras). Houve ainda um prêmio de jogador destaque: o secretário de Mobilidade Urbana e Rural, José Marin.

 

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

A banda musical formada por alguns alunos da Associação Pestalozzi de Sumaré foi homenageada pela Câmara Municipal na 12ª sessão ordinária do ano realizada na noite desta terça-feira, 24 de abril. O vereador Prof. Edinho (REDE) é o autor da moção de congratulação nº 64/18 que presta a homenagem e teve aprovação unânime pelos vereadores da Casa de Leis.

 

Presentes no plenário, os alunos da Pestalozzi e corpo de funcionários comemoraram e agradeceram o reconhecimento. A Banda Musical teve início no mês de junho de 2014 e é composta por 15 beneficiários dos projetos Mãos Inclusivas, Ciranda da Inclusão e Centro Dia. Além das músicas conhecidas do grande público, os alunos cantam e tocam uma música composta pelo professor Marcio Vicentini que chama SOU ESPECIAL.

 

“É importante reconhecer o trabalho digno e honesto, conquistado através das lutas e superações dos profissionais e alunos da Associação Pestalozzi de Sumaré, pois mesmo diante de circunstâncias contrárias, conseguem superar todas as dificuldades, carregando simplicidade no olhar, sorriso no rosto, e o sentimento de fé e esperança em seus corações, em busca de uma qualidade de vida melhor”, comentou o vereador Prof. Edinho.

 

A banda musical já apresentou-se no Hospital Estadual de Sumaré, empresas privadas como a IC Transporte e outros locais onde são solicitados, além de eventos organizados dentro da própria associação.

 

A congratulação será encaminhada à presidente da associação, Maria Rosa Belinatti Bortolotti; coordenadoras Ana Paula Roder Figueira, Juliana Barusso da Silva, Regiane Aparecida de Araújo Silva, Selma Mafra Lemos Mangueira, Sandra Lourenço Brandão de Lima, professor Marcio Vicentini e alunos músicos Luis Acelino, Rafael, Reginaldo, João Igor, José, Tawan, Leticia, Camila, Claudia, Thais, Ramires.

 

Fonte: Câmara Municipal de Sumaré

A Prefeitura de Sumaré realizou nesse fim de semana, dias 21 e 22, a Operação Bar Legal nas regiões de Nova Veneza e Matão, visando à fiscalização de estabelecimentos comerciais e perturbação do sossego público. Durante a ação, um estabelecimento foi multado e três notificados.

 

A operação contou com a participação da Guarda Civil Municipal, SMMUR (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Rural), Polícia Militar e fiscais tributários. Foram verificados os alvarás dos estabelecimentos, horário de funcionamento, ocupação do solo (mesas e cadeiras sobre calçadas, veículos estacionados sobre passeio público, etc.), exigências da Vigilância Sanitária (produtos perecíveis, data de validade, manipulação e higiene), além de veículos com som alto e pessoas em atitudes suspeitas.

 

“A intenção não é prejudicar nenhum comerciante, mas sim fazer com que todos cumpram a lei igualmente e que a população seja respeitada, conforme nos orienta o prefeito Luiz Dalben. As operações ocorrem a qualquer momento, principalmente à noite, e são programadas de acordo com as denúncias que recebemos”, explicou o secretário municipal de Segurança, Ricardo Zequin.

 

Reclamações e denúncias podem ser feitas para o 190 (Polícia Militar) ou 3873-2656 (Guarda Municipal).

 

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

A partir desta terça-feira, dia 24, Sumaré passa a contar com “Mutirões de Tapa-Buracos”, uma iniciativa do prefeito Luiz Dalben para garantir maior eficiência na prestação deste serviço em toda a cidade. A força-tarefa, envolvendo colaboradores e caminhões de diversas Administrações Regionais, começou pela região central e percorrerá toda a cidade nas próximas semanas. O prefeito Luiz Dalben, junto do vereador Dirceu Dalben, acompanhou o início dos trabalhos nos bairros Veccon, Parque Emília, Vila Juliana, Jardim São Carlos e Jardim Marchissolo, onde cerca de 80 ruas foram recuperadas.

 

Durante os mutirões, serão utilizadas 50 toneladas de massa asfáltica por dia e, além dos serviços de tapa-buracos, as equipes da Secretaria de Serviços Públicos também recebem limpeza, roçagem e pintura de guias.

 

“Com o início destes mutirões, vamos conseguir recuperar mais vias de uma determinada região em um tempo menor. Estamos otimizando os recursos humanos e materiais, a fim de atender de forma mais eficiente e satisfatória toda a nossa população, deixando a cidade mais organizada, agradável e segura. Sabemos que há ruas onde asfalto é antigo e está bastante deteriorado – nossa intenção é recapear essas vias, porém, antes, é necessário tapar os buracos. Estamos atentos aos problemas da nossa cidade e trabalhando diariamente para resolvê-los”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

 

Segundo o secretário de Serviços Públicos, Aparecido Fernandes, a previsão é que todos os bairros da região central recebam o mutirão de tapa-buracos ainda esta semana. “Depois que concluirmos o Centro, vamos para outra região, até atingir 100% da cidade. A população pode ficar tranquila que todos os bairros serão beneficiados e vão receber não só os serviços de tapa-buracos, mas também limpeza e manutenção em geral”, explicou. A expectativa é que os mutirões prossigam pelos próximos dois meses, até que toda a cidade seja atendida.

 

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

A partir de hoje, dia 24, a Rua São Francisco de Sales, na quadra da Escola Municipal Jardim Lúcia, região do Matão, passa a ter mão única de direção, no sentido à Avenida Emílio Bosco. Com a alteração, a via será contramão entre a avenida e a Rua São João Maria Vianei. Quem estiver na avenida e desejar acessar o bairro, deve utilizar a Rua Papa Pio X. 

 

A alteração foi feita pela SMMUR (Secretaria de Mobilidade Urbana e Rural) com o objetivo de oferecer mais segurança aos pais e alunos. “Nesse trecho há um grande fluxo de alunos, pais e motoristas de transporte escolar e é importante que a via seja segura para o tráfego dos condutores e pedestres. É uma alteração simples e que não causará impactos no trânsito ao redor. Durante esta semana, nossos agentes estarão no local, dando apoio e orientando os motoristas, principalmente durante os horários de entrada e saída das crianças”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

 

Fonte; Secretaria Municipal de Comunicação

Página 1 de 37

Tapeçaria Maracanã

Programa de reconstrução capilar

 Revista Época

Anunciante Clements

© 2017 - Grupo Interativo Negócios | Jornal Sumaré | Jornal Interativo | Site Interativo

Rua Conceição, 233 - CEP 13.010-916 - Campinas/SP

Fones: (19) 3384-6388 / 99283-6239 Whatsapp

E-mail: contato@jornalsumare.com.br

 

Edições semanais com 5 mil exemplares distribuídos em 175 pontos em toda cidade,
Em supermercados, bancas de revistas e jornais e algumas empresas.