Economia

A presidente do Fundo Social de Sumaré, Mara Dalben, participou na tarde desta quarta-feira, dia 11, de um encontro em Campinas para discutir ações integradas em toda a região referentes à Campanha do Agasalho 2018. Sumaré já está preparando suas próprias atividades, visando repetir o sucesso da iniciativa no ano passado, quando foram arrecadadas mais de 50 mil peças de roupas e 1.852 famílias carentes da cidade foram beneficiadas por meio das Boutiques Solidárias, além de outros 500 idosos participantes dos grupos da Melhor Idade.

 

            “Foi um encontro bastante produtivo, onde pudemos trocar experiências e pensar uma ação integrada em favor dos mais necessitados. Em Sumaré, teremos muitas surpresas na Campanha do Agasalho deste ano e estamos trabalhando para superar os resultados do ano passado, que já foram bastante positivos. Desde já convidamos toda a população a participar novamente deste gesto de amor e solidariedade com aqueles que mais precisam”, explicou a primeira-dama, Mara Dalben.

 

“Sumaré já realiza sua própria Campanha do Agasalho, mas não poderíamos ficar de fora de uma mobilização regional, que visa incentivar a população para a prática da cidadania. O Fundo Social de Sumaré já está preparando tudo com muito carinho e devemos lançar nossa campanha nas próximas semanas. Os moradores podem começar a separar aquele agasalho, manta ou cobertor que está sem uso dentro do armário – doando um pouco de si em favor do próximo”, enfatizou o prefeito Luiz Dalben.

 

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Publicado em Sumaré

A Prefeitura de Sumaré investe em uma saúde de qualidade e humanizada. Por meio da otimização dos serviços, em 2017 a Secretaria de Saúde ampliou o atendimento, readequou as unidades de saúde e diminuiu as filas em diversas especialidades. Foram 339 mil atendimentos de urgência e emergência e 8.273 assistidos pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), além de um aumento de 27,44% nas consultas médicas do Ambulatório de Especialidades no 3º quadrimestre, que atendeu a 19.760 pacientes, em comparação ao quadrimestre anterior, quando foram assistidos 15.505 usuários.

 

Para contribuir com a eficácia do serviço, foi implantado o Grupo de Trabalho da Atenção Básica, com foco na melhoria da assistência em saúde, que, entre outras atividades, redimensionou os recursos básicos de todas as unidade de saúde e reorganizou o processo de trabalho entre Atenção Primária, Central de Regulação e Especialidades Médicas; além da criação de 430 Grupos de Cuidado em Saúde, para prevenção e tratamento de doenças.

 

O Departamento de Saúde Coletiva se empenha garantir serviços de excelência, focando na prevenção, orientação e no levantamente de dados. Já o Controle de Zoonoses capturou 687 animais peçonhentos e enviou para o Butantã; a Vigilância Sanitária inspecionou 2.258 estabelecimentos, atendendo a 246 denúncias; a Unidade de Controle de Vetores realizou os mutirões contra o Aedes aegypti, visitando 22.151 casas, além de vistoriar 1.123 pontos estratégicos e realizar ações educativas e de orientação à população. Já a Vigilância Epidemiológica aplicou 132.223 doses vacinas ao longo de 2017, entre H1N1, BCG e Polio.

 

Nos serviços de especialidades, o Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), apresentou 6,7 % de crescimento no atendimento do último quadrimestre de 2017, em relação ao 2º quadrimetre. Ao longo do ano, o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Orquídea atendeu 2.623 pacientes, além da participação de 12.458 usuários em grupos terapêuticos e 1.530 consultas médicas. O CAPS Infantil assistiu 1.539 crianças, enquanto o CRESSER (Centro de Referência em Saúde Sexual Reprodutiva) acompanhou 4.314 pacientes crônicos e realizou 4.634 testes rápidos para HIV/Sífilis/Hepatite B e C.

 

“Trabalhamos com uma grande equipe e nosso compromisso é dar resultados positivos para a população. E isso já pode ser percebido por quem utiliza o sistema público de saúde em Sumaré. Zeramos a fila de espera de cardiologia, realizamos capacitação e qualificação dos profissionais da saúde, diminuímos as filas em outras especialidades, melhoramos os serviços de urgência e emergência com novas ambulâncias, tudo visando garantir a qualidade do atendimento”, comentou o secretário de Saúde, Rubens Gatti.

 

Em 2018, a Secretaria de Saúde mantém as ações. Em março, foi inaugurada a UPA (Unidade de Pronto Atendimento do Matão), que, em seu primeiro mês de funcionamento, atendeu a 47,25% pacientes a mais que o antigo PA (Pronto Atendimento). O prefeito Luiz Dalben também conquistou uma nova UPA (Unidade de Pronto Atendimento) para a região da Área Cura junto ao Governo Federal, além de reforma e ampliação em três unidades de saúde; e o PA do CIS (Centro Integrado de Saúde) de Nova Veneza também passa por reforma.

 

“O primeiro ano de nossa gestão foi cheio de desafios, mas também de grandes conquistas, com uma evolução significativa na qualidade do atendimento. Tiramos a saúde de Sumaré da UTI e estamos trabalhando para dar à nossa população um sistema de saúde cada vez mais humanizado e eficiente. Os ganhos não são apenas quantitativos, mas também qualitativos. O trabalho continua”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

 

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Publicado em Sumaré

Por meio de um plano preventivo, trabalho ostensivo e plantão 24 horas, a Operação Verão 2017/2018 terminou em Sumaré sem registros de ocorrências como enchentes, desabrigados e demais intercorrências.

 

Para o combate às cheias e outros danos eventualmente causados por fortes chuvas, foram adotadas medidas preventivas como o acompanhamento dos índices pluviométricos e previsão meteorológica em uma central de monitoramento 24 horas montada na sede da corporação, vistorias de campo e acompanhamento in loco de todas as áreas de risco. Além disso, foram realizadas atividades de orientação e conscientização da população, como para evitar descartes irregulares, que é um dos principais fatores de risco para alagamentos e enchentes. A Secretaria de Serviços Públicos também trabalhou – e continua trabalhando – no desentupimento de bueiros, a fim de facilitar o escoamento das águas das chuvas. Além disso, a Defesa Civil de Sumaré participou de treinamentos promovidos pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, sendo capacitada e atualizada sobre ações preventivas, de socorro e assistenciais.

 

“Registramos apenas alguns alagamentos em locais pontuais, porém, todos neutralizados rapidamente, sem causar prejuízos à população. Focamos na orientação dos moradores e no monitoramento 24 horas dos pontos de risco. Trabalhamos diariamente para reduzir os impactos e amenizar os transtornos, minimizando os danos no caso de possíveis desastres naturais”, explicou o superintendente de Defesa Civil de Sumaré, Carlos Eduardo Vicente.

 

“Nossa preocupação é sempre, em primeiro lugar, proteger a população. Elaboramos o Plano Municipal de Ações Contra Enchentes, contendo um mapeamento de todas as áreas risco, e trabalhamos de forma a prevenir possíveis ocorrências. A Operação chegou ao fim, mas o trabalho continua diariamente”, disse o prefeito Luiz Dalben.

 

A Operação Verão em Sumaré ocorreu de 1º de dezembro de 2017 a 30 de março de 2018 e compreendeu uma ação integrada da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), além das secretarias municipais.

 

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Publicado em Sumaré

A SMMUR (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Rural) realizou ontem, dia 10, a sinalização horizontal de solo da Avenida Minasa, Rua São Bartolomeu e demais vias do entorno da Administração Regional do Matão, que recentemente receberam recapeamento asfáltico. Dentre o trabalho realizado, foram pintadas as faixas de pedestres, linhas contínuas e pontilhadas, e sinais de “pare”.

 

A Prefeitura está reforçando a sinalização de trânsito, tanto a de solo quanto a vertical (fixação de placas) em todas as regiões da cidade, a fim de grantir a segurança no trânsito e melhorar mobilidade urbana. Somente este ano, 5 mil m² de pintura de demarcação viária foram feitos e implantadas 83 placas.

 

 “Toda a malha viária de Sumaré passa por uma revitalização na sinalização de trânsito, com prioridade às ruas com maior fluxo de veículos, próximas a escolas, postos de saúde e as que estão recebendo algum tipo de obra. Nosso objetivo é garantir a segurança dos condutores e pedestres, além de maior fluidez no trânsito”, disse o prefeito Luiz Dalben.

 

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

 

Publicado em Sumaré

A USF (Unidade de Saúde da Família) Virgínio Basso terá o atendimento ao público interrompido no próximo dia 23 de abril, para mudança a um novo prédio, com estrutura de alta qualidade, localizado agora no Portal Bordon e construído por meio do programa estadual “Saúde em Ação”. A previsão é que o atendimento aos pacientes referenciados na unidade seja retomado já no início de maio, no novo prédio.

 

O cronograma de mudança foi definido ontem, dia 10, em reunião com representantes Estado, na Agemcamp, em Campinas. Representando o prefeito Luiz Dalben, o secretário municipal de Saúde, Rubens Gatti, esteve com o coordenador do “Saúde em Ação”, Ricardo Tardelli, e representantes de outros municípios da região. Tardelli explicou como as cidades devem se preparar para a inauguração de 42 obras do programa.

 

Em Sumaré, a primeira unidade a ser entregue será no Portal Bordon, onde foi construída a nova unidade básica de saúde e ainda um CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), no mesmo terreno. Por isso, dia 23, o atendimento será interrompido na USF Virgínio Basso, hoje localizada na Rua João Gilberto Bueno, 176, Virgínio Basso.

 

“A nova UBS construída no Portal Bordon vai substituir a USF Virgínio Basso, que hoje funciona em um imóvel alugado de 72m2 e atende a aproximadamente 4.500 pessoas. A expectativa, após a mudança para o novo prédio, de 385m2, é atender a 9.500 moradores, com muito mais conforto e qualidade”, explicou Rubens Gatti.

 

No mesmo dia 23 de abril, das 8h às 16h, a comunidade local está convidada a participar da capacitação oferecida pela Secretaria Estadual de Saúde com a finalidade de apresentar e informar aos moradores sobre como utilizar o novo serviço de saúde. O novo prédio fica na Rua Antonieta Ravagnani Tanner, 415, Portal Bordon 2 (antiga Rua 8). Do dia 23 ao dia 27, os profissionais da Saúde também estarão em treinamento para um atendimento de qualidade.

 

“Em breve, a população de Sumaré terá novos locais para o atendimento de atenção básica, essenciais para a prevenção e promoção da saúde. As unidades são bastante amplas e serão entregues todas equipadas, possibilitando um atendimento digno aos nossos moradores e oferecendo ainda um ambiente de trabalho mais adequado aos profissionais da saúde. Sem dúvidas, mais uma grande conquista para Sumaré”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

 

            As duas unidades no Portal Bordon somam investimentos de R$ 4,8 milhões por meio do programa “Saúde em Ação”. Além delas, Sumaré também está sendo contemplada com outras três novas unidades básicas: UBS Florely, UBS Parque Emília e UBS Ypiranga, já em construção, e ainda está prevista uma nova UBS para o bairro Matão. O valor total previsto de investimentos por meio do “Saúde em Ação” em Sumaré é de R$ 16 milhões.

 

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Publicado em Sumaré

Tapeçaria Maracanã

Programa de reconstrução capilar

 Revista Época

Anunciante Clements

© 2017 - Grupo Interativo Negócios | Jornal Sumaré | Jornal Interativo | Site Interativo

Rua Conceição, 233 - CEP 13.010-916 - Campinas/SP

Fones: (19) 3384-6388 / 99283-6239 Whatsapp

E-mail: contato@jornalsumare.com.br

 

Edições semanais com 5 mil exemplares distribuídos em 175 pontos em toda cidade,
Em supermercados, bancas de revistas e jornais e algumas empresas.