Economia

Com auditório lotado, o PAT Sumaré promoveu nesta sexta-feira, dia 13 de abril, o “1º Workshop - Ingressando no Mercado de Trabalho”, voltado para jovens de 17 a 24 anos que buscam o primeiro emprego ou estágios. O encontro teve como objetivo contribuir para a inserção dos jovens no mercado de trabalho, oferecendo dicas e também instruções sobre como se portar em entrevistas, por exemplo.

 

O evento contou com a presença da Coca-Cola, Promac, Nisfram, Super Estágios e Cia Filter, além do secretário de Desenvolvimento Econômico, Josué Cardozo, e do superintendente municipal de Trabalho e Emprego, Davi Almeida. Os jovens participantes ouviram dicas das empresas e entidades participantes, orientações da especialista em RH Léia Cruz, e ainda entregaram seus currículos para as empresas presentes.

 

“Nossa ideia foi promover um encontro entre os jovens que estão buscando emprego, com empresas contratantes, pois sabemos o quanto é difícil a inserção no mercado de trabalho para aqueles que ainda não têm experiência. Temos certeza que todos saíram desse workshop mais preparados e confiantes”, comentou Josué Cardozo.

 

“Essa foi uma excelente oportunidade para os nossos jovens aprenderem um pouco mais sobre a dinâmica do mercado de trabalho, receberem dicas de como conquistar o primeiro emprego, estágios, entre outras orientações importantes. Devido à alta procura que registramos, já estamos preparando novos encontros, a fim de atender e auxiliar a todos os interessados”, disse o prefeito Luiz Dalben.

 

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Publicado em Sumaré

Em patrulhamento pelas ruas de Sumaré, a equipe do GOT (Grupo de Operações Táticas) da Guarda Civil Municipal de Sumaré prendeu ontem, dia 12, um indivíduo que era procurado pela Justiça, no Jardim Nova Terra, região do Matão. Os guardas perceberam que o rapaz, de 25 anos, ficou nervoso ao notar a presença da viatura e tentou fugir. Abordado, ele não portava nada de ilícito, porém, em consulta, o GOT verificou que havia um mandado de prisão expedido contra o jovem. Ele foi conduzido ao Plantão Policial, permanecendo à disposição da Justiça.

 

Por meio do patrulhamento ostensivo e da realização de diversas operações, algumas em conjunto com a Polícia Militar, a Guarda Municipal tem reforçado a segurança pública em Sumaré. Neste ano, a corporação já atendeu a 530 ocorrências, entre furtos, roubos, tráfico de entorpecentes e outros; vistoriou 70 estabelecimentos comerciais e fechou 34 deles durante as operações Bar Legal, emitindo 17 notificações e 16 autuações; verificou ainda outros 182 veículos e 201 pessoas nas operações Pancadão, autuando três proprietários de carros por som alto.

 

Em 2017, o Município também bateu recordes históricos e alcançou as menores taxas de homicídio e de furtos e roubos de veículos desde que a SSP (Secretaria Estadual de Segurança Pública) contabiliza esses dados. No ano passado, a taxa de homicídios a cada 100 mil habitantes ficou em 11,8. Já a taxa de furtos e roubos e veículos, a cada 100 mil veículos, ficou em 586,44.

 

“Nossa Guarda Municipal está à disposição da população 24 horas por dia, patrulhando por toda a cidade, fiscalizando também crimes ambientais e as leis de trânsito. Nosso objetivo é aproximar cada vez mais os patrulheiros da comunidade, criando uma relação de confiança e promovendo ações de prevenção, que inibam a criminalidade”, comentou o secretário de Segurança Pública, Ricardo Zequin.

 

“A queda nos índices criminais é resultado de um trabalho integrado da nossa Guarda Municipal – que está melhor equipada e mais atuante – junto à Polícia Militar e à Polícia Civil. Já reduzimos os números em 2017 e continuamos intensificando nossas ações garantir uma Sumaré cada vez mais segura aos nossos moradores”, destacou o prefeito Luiz Dalben.

 

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Publicado em Sumaré

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado dia 2 de abril, a Secretaria de Educação de Sumaré, em parceria com a Associação Pestalozzi da cidade, promoveu na tarde de hoje, dia 13, a segunda edição do encontro “Desvendando o Autismo – Conhecimento e Conscientização”. A atividade foi voltada para os gestores da rede municipal de ensino e pais de alunos que possuem TEA (Transtorno do Espectro Autista).

 

A secretária de Educação, Mirela Cia Medeiros, abriu o encontro. “É nosso dever oferecer uma educação de qualidade para todos os nossos alunos. É claro que não é uma tarefa fácil, há situações que fogem do convencional e nos obrigam a sair de nossa zona de conforto. Para isso, ao longo do ano, promovemos capacitações e treinamentos de atualizações com nossos gestores, para que saibam como lidar com os estudantes que precisam de atenção especial de maneira confortável e humana. A inclusão dos alunos com TEA nas escolas já evoluiu bastante, porém, trabalhamos para que essa tarefa seja cumprida de maneira eficaz, com carinho e qualidade. Nosso objetivo não é apenas inserir esse aluno na sala de aula, mas sim fazer com que o nível de aprendizagem e conhecimento seja igual ao dos demais”, comentou.

 

Durante o encontro, houve palestras sobre o autismo, ministradas pela psicopedagoga e coordenadora da Pestalozzi, Regiane Araújo, que ainda expôs o trabalho realizado na instituição, e pela pedagoga especializada da APAE de Nova Odessa, Eliane Piconi. O evento ainda contou com uma apresentação da banda da Associação Pestalozzi, formada alunos com deficiências físicas e intelectuais. O objetivo foi auxiliar os professores a identificar uma criança com autismo e a promover a inclusão social da criança, por meio de ações e estratégias e informações sobre a convivência e as formas de tratamento.

 

“Queremos promover a inclusão das nossas crianças com autismo e garantir que todos os alunos tenham o mesmo nível de aproveitamento escolar, oferecendo tratamento correto por parte de nosso corpo docente. Tendo profissionais bem preparados para lidar com as adversidades, nossas crianças certamente atingirão o patamar de aprendizado e dignidade que elas merecem”, disse o prefeito Luiz Dalben.

 

A Rede Municipal de Educação conta com 92 alunos autistas, que recebem acompanhamento e são assistidos pelo AEE (Atendimento Educacional Especializado). Por meio de uma sala de recursos multifuncionais e de uma equipe multidisciplinar, os estudantes recebem uma ampliação pedagógica e de ensino, que complementa ou suplementa a formação. Alguns alunos também são assistidos pelo CIRASE (Centro Integrado de Recursos de Aprendizado e Saúde Escolar) e pela APAE.

 

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Publicado em Sumaré

O prefeito Luiz Dalben recebeu na manhã de hoje, dia 12, representantes da PUC-Campinas, dando início aos diálogos sobre a possibilidade de implantação de um hospital em Sumaré. A instituição estuda a viabilidade do projeto e o chefe do Executivo se prontificou em auxiliar no que for necessário.

 

Junto do prefeito Luiz Dalben, participaram da reunião o secretário de Saúde, Rubens Gatti, e outros colaboradores da pasta. Por parte da PUC-Campinas, estiveram presentes o superintendente Antônio Celso de Moraes, o assessor de diretoria Roberto Brito de Carvalho e o diretor de relações corporativas, Edilson Baqueiro. O vereador Dirceu Dalben também participou do encontro.

 

“Estamos analisando a viabilidade do negócio, o que isso poderá agregar à instituição e ao Município, quais os melhores pontos da cidade para se implantar um hospital, entre outros detalhes. Temos uma preocupação imensa com a saúde pública e queremos colaborar com a Saúde de Sumaré. Após finalizarmos esse estudo, faremos novos encontros com a Prefeitura para apresentarmos nossas conclusões”, disse o assessor de diretoria da instituição, Roberto Brito de Carvalho.

 

“Ficamos muito felizes com o interesse da PUC-Campinas em Sumaré, principalmente nessa área tão importante que é a Saúde. Um novo hospital na cidade traria benefícios imensos aos nossos moradores, com serviços da mais alta qualidade. Por isso, não vamos medir esforços para que esse projeto se concretize. Estamos de portas abertas para auxiliar no que for possível”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

 

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Publicado em Sumaré

A secretária de Finanças de Sumaré, Monis Márcia Soares, junto do economista municipal Willian Barreto e do contador municipal Fábio França, apresentou na tarde desta sexta-feira, dia 13, em audiência pública, a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para 2019. A lei contém as metas e prioridades da administração pública para o próximo ano, orientando a elaboração da LOA (Lei Orçamentária Anual). A previsão orçamentária para 2019 é de R$ 769.046.000,00, valor 5,19% maior que no presente exercício (R$ 731.083.000,00).

 

O evento aconteceu na Câmara Municipal de Sumaré e contou também com a participação do secretário de Obras, Eder Ruzza, representando o prefeito Luiz Dalben. Durante a apresentação, a secretária Monis Soares informou que o detalhamento da LDO estava sendo protocolada na Casa de Leis, em respeito e cumprimento ao princípio da transparência.

 

“É desejo do prefeito Luiz Dalben manter uma relação republicana e respeitosa com o Legislativo municipal, fornecendo sempre informações claras e detalhadas, bem como receber dos nobres edis sugestões, críticas e observações. É a partir dessa harmonia entre os Poderes e da participação popular que Sumaré alcançará desenvolvimento econômico e social”, comentou.

 

A LDO teve seu conteúdo bastante elogiado pelos vereadores Dirceu Dalben e Joel Cardoso da Luz, presidente da Casa. O vereador Dirceu Dalben ressaltou a responsabilidade que se verifica na gestão financeira planejada pelo governo Luiz Dalben, “uma administração que pagou mais de 80 milhões de restos a pagar da administração anterior, alcançou CND - Certidão Negativa de Débitos, realizou obras e intervenções fundamentais em toda a cidade e fechou 2017 com superávit de cerca de 30 milhões”, lembrou. Já o presidente Joel Cardoso da Luz destacou a qualidade da apresentação e o fato de a LDO ter claramente “pés no chão”.

 

Também acompanharam a audiência os parlamentares Helio Pereira da Silva, João Maioral, Rudinei Lobo, Ney do Gás, Valdir de Oliveira, Professor Edinho, Rubens Champam e Ronaldo Mendes.

 

Fonte: Secretaria Municipal de Comunucação

Publicado em Sumaré

Tapeçaria Maracanã

Programa de reconstrução capilar

 Revista Época

Anunciante Clements

© 2017 - Grupo Interativo Negócios | Jornal Sumaré | Jornal Interativo | Site Interativo

Rua Conceição, 233 - CEP 13.010-916 - Campinas/SP

Fones: (19) 3384-6388 / 99283-6239 Whatsapp

E-mail: contato@jornalsumare.com.br

 

Edições semanais com 5 mil exemplares distribuídos em 175 pontos em toda cidade,
Em supermercados, bancas de revistas e jornais e algumas empresas.