Japão suspende importação de carne produzida em cidade do Ceará
O Japão suspendeu hoje a importação de carne de frango, ovos e derivados da cidade de Quixeramobim (CE), a 212 km de Fortaleza, após um caso de gripe aviária ser registrado em galinhas criadas por moradores locais. Apesar de não ter sido em uma granja comercial, a suspensão é parte das regras do país asiático em casos de contaminação por influenza.
O que aconteceu
Embargo vale para produtos processados a partir de 18 de julho. A medida, divulgada pelo Maff (Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão), também proíbe a entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de todo o estado do Ceará. Mercadorias abatidas ou industrializadas antes dessa data, desde que acompanhadas de certificado de segurança e armazenadas adequadamente, não estão sujeitas à suspensão.
Decisão foi tomada após a confirmação de um foco de IAAP (influenza aviária de alta patogenicidade) em galinhas criadas em quintal no município cearense. O caso foi registrado pelo Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária). Além de Quixeramobim, seguem suspensas as exportações de produtos avícolas para o Japão oriundos de Montenegro (RS), Campinápolis (MT), Santo Antônio da Barra (GO), Meleiro (SC), Sorocaba (SP) e da cidade de São Paulo.
Share this content:



Publicar comentário