Por que escutamos o som do mar ao colocar uma concha no ouvido?
Caixa acústica da natureza
A estrutura interna da concha, cheia de curvas, câmaras e cavidades, faz com que o som reverbere lá dentro, como em uma pequena caixa de ressonância. Esse efeito físico, de ressonância, também é responsável por dar mais corpo e volume ao som de violões, tambores e outros instrumentos musicais.
Cada concha tem seu próprio “timbre”: as maiores ressaltam sons mais graves, enquanto as menores tendem a produzir ruídos mais agudos. Até o material tem sua participação: conchas formadas por minerais como o calcário refletem as ondas sonoras de forma diferente, alterando o tom final.
O resultado é um som característico que lembra muito o das ondas quebrando, embora seja apenas o ambiente traduzido pelas formas naturais da concha.
O papel da física e outros exemplos
O fenômeno é explicado pela propagação das ondas sonoras, que são vibrações transmitidas por um meio material, como o ar. Para que possamos ouvi-las, elas precisam estar dentro de uma faixa de frequência que o ouvido humano percebe — entre 20 Hz e 20.000 Hz. Abaixo disso, temos os infrassons; acima, os ultrassons, ambos inaudíveis para nós.
Share this content:

Publicar comentário