Ícone do site Jornal Sumaré

Além de valores, produtores querem entender melhor como acessar recursos do Plano Safra

Além de valores, produtores querem entender melhor como acessar recursos do Plano Safra


“Do que adianta anunciar R$ 75 bilhões, como foi no ano passado, se as informações para o acesso não são claras?”, questiona.

Para acessar o Pronaf e as respectivas linhas do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), voltadas para produção de alimentos, agroecologia e florestas — para citar algumas —, há uma série de requisitos que travam o fluxo do financiamento. A burocracia recai sobre agricultores familiares, com pouco letramento digital e ausência de assistência técnica.

Entre o anúncio do MDA, em Brasília, e o que chega na prática, em São Miguel do Guaporé, há um abismo.

Junto com a liberação dos recursos, os agricultores familiares precisam que o sistema financeiro vá além do modelo tradicional de grãos e pecuária e saiba estruturar modelos de crédito para projetos de produção agroecológica.

Na semana que vem, veremos se o ministro Paulo Teixeira irá se pronunciar sobre o caminho que o dinheiro precisa percorrer e quais as condições de juros para isso. No dia 1º de julho, acontecerá também o anúncio do Plano Safra para agricultura industrial, este sob a responsabilidade de Carlos Fávaro.

Maior evento sobre hortifrútis da América Latina em SP
Até hoje (sexta), está acontecendo a 30ª Hortitec (Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas) em Holambra (SP). O evento é considerado o maior voltado ao segmento de hortifrútis da América Latina. De acordo com os organizadores do evento, a expectativa é gerar R$ 600 milhões em negócios, incluindo aqueles concretizados após a feira. Na programação, Embrapa e o Ibrahort (Instituto Brasileiro de Horticultura) realizam um painel para discutir a resiliência climática na horticultura e tratar da adaptação e da mitigação das mudanças climáticas.



Fonte: UOL

Share this content:

Sair da versão mobile