Alterações no núcleo da Terra podem mudar clima e até duração dos dias
O debate científico permanece aceso. Em 2023, o sismólogo John Vidale, da Universidade do Sul da Califórnia, avaliou que “nenhum dos modelos explica todos os dados muito bem”. Ele já havia publicado, em 2022, um estudo propondo que o núcleo interno oscila em ciclos mais curtos, de cerca de seis anos, com base na análise de ondas sísmicas originadas por explosões nucleares nos anos 1960 e 1970.

Novos dados sugerem que o núcleo está se deformando. Em março de 2025, outro estudo, também publicado na Nature Geoscience, apontou que o núcleo interno não é completamente sólido e que sua superfície passa por uma “deformação viscosa”. “O que estamos observando neste estudo pela primeira vez é, provavelmente, o núcleo externo ‘despedaçando’ o núcleo interno”, afirmou Vidale, autor principal da pesquisa.
As descobertas foram feitas a partir da análise de ondas sísmicas. A equipe da USC examinou 121 terremotos registrados entre 1991 e 2024, em diferentes pontos do planeta. Os cientistas identificaram mudanças no padrão das ondas entre 2004 e 2008, concluindo que o núcleo interno sofre influência direta do turbulento núcleo externo.
As mudanças podem ser simultâneas. De acordo com os pesquisadores, a deformação e a desaceleração do núcleo interno estariam ocorrendo ao mesmo tempo. Isso teria potencial de alterar a duração dos dias em alguns minutos e até de afetar os campos eletromagnéticos e térmicos da Terra, com reflexos no clima e em fenômenos meteorológicos.
Share this content:
Publicar comentário