Asteroide do tamanho de um prédio pode atingir a Lua em 7 anos
A colisão criaria uma cratera de 1 quilômetro de diâmetro. O maior impacto na Lua em 5.000 anos liberaria até 100 milhões de quilos de rochas e poeira lunar, de acordo com a modelagem do estudo de Wiegert. Como a Lua não tem atmosfera, seus detritos se espalhariam pela superfície lunar.
Esses fragmentos também podem atingir estruturas pertencentes à Terra. Satélites que orbitam o planeta, incluindo aqueles utilizados para navegação e comunicação, podem sofrer danos. Na própria Lua, detritos de algumas dezenas de centímetros podem pôr em risco astronautas que estiverem no satélite natural da Terra, ou qualquer estrutura construída ali para pesquisa e habitação, segundo Wiegert.
Não há absolutamente nenhum perigo para ninguém na superfície [da Terra] (…) Não esperamos rochas maiores do que um cubo de açúcar, e nossa atmosfera nos protegerá muito bem. Mas elas viajam mais rápido do que uma bala, então, se atingissem um satélite, poderiam causar danos.
Paul Wiegert, astrônomo
“Assassino de cidades”
O YR4 foi apelidado de “assassino de cidades”. A comparação se deve ao tamanho da devastação regional que o asteroide provocaria se ele colidisse com a Terra. Aliás, antes de se voltar para a Lua, havia uma pequena possibilidade de que isso ocorresse.
Share this content:

Publicar comentário