Ícone do site Jornal Sumaré

Astrônomo de Harvard sugere missão kamikaze para analisar objeto ‘intruso’

Astrônomo de Harvard sugere missão kamikaze para analisar objeto 'intruso'


Interceptação seria missão “kamikaze” da sonda. A manobra inicial de propulsão para a interceptação seria aplicada “apenas 8 dias antes da data de término originalmente pretendida para a queda da Juno na atmosfera de Júpiter”. Embora o cientista veja isso como uma forma de “rejuvenescer” e “estender a vida científica” da missão, isso também significa que a proposta ocorre em um momento crítico, onde a sonda já estaria no final de sua missão inicial.

Tecnologia alienígena?

Hipótese alienígena é especulada por astrônomo. Em um estudo recém-publicado (ainda sem revisão por pares), Loeb e outros dois pesquisadores exploram a possibilidade de que o 3I/ATLAS seja uma sonda inteligente enviada por civilizações extraterrestres. “Este objeto pode ser um artefato tecnológico, e talvez até hostil, como prevê a hipótese da ‘Floresta Sombria’ para o Paradoxo de Fermi”, escrevem os autores.

Alinhamentos planetários e manobras misteriosas. O artigo apresenta uma série de anomalias que, segundo os cientistas, levantam suspeitas. Uma delas é a trajetória de 3I/ATLAS, que se aproxima de Vênus, Marte e Júpiter com uma probabilidade estatisticamente improvável — de apenas 0,005%. Além disso, o cometa atinge o periélio em um ponto oculto pelo Sol em relação à Terra, o que, segundo o estudo, “permitiria realizar uma manobra clandestina para permanecer no Sistema Solar”.

Rota do cometa cometa 3I/ATLAS ao passar pelo sistema solar Imagem: Reprodução/NASA/JPL-Caltech

Tamanho fora do padrão e ausência de cauda. Outro ponto citado pelos pesquisadores é o tamanho do objeto, estimado em até 20 km de diâmetro. Isso o tornaria significativamente maior do que 1I/’Oumuamua, primeiro visitante interestelar detectado, em 2017. Apesar de ter sido classificado como cometa, o 3I/ATLAS não apresenta sinais claros de sublimação de gelo, como seria esperado para esse tipo de corpo celeste.





Fonte: UOL

Share this content:

Sair da versão mobile