Big techs viraram concorrentes diretas dos bares, diz Facundo Guerra

Big Techs Viraram Concorrentes Diretas Dos Bares, Diz Facundo Guerra

Big techs viraram concorrentes diretas dos bares, diz Facundo Guerra


Se você tem Tinder, iFood e Netflix, que estímulo tem pra sair de casa? Eu tenho que socar estímulo na pessoa, metaforicamente falando, pra ela sair de casa e viver o mundo real
Facundo Guerra

Apresentador do Divã de CNPJ, programa do UOL, Facundo conta que começou a lidar com tecnologia nos anos 1990, quando trabalhava com pesquisas de engenharia de alimentos e usava sistemas pioneiros de troca de mensagens —lembra do BBM?. Quando começou a empreender em bares e boates, via esses ambientes como redes sociais físicas, reunindo pessoas por estilo e interesse. Mas esse papel mudou com o avanço do digital.

As boates inventaram as redes sociais. Elas eram nós de pessoas, nós de rede, de pessoas que compartilhavam quase uma estética de existência. Isso antes de existir a rede social. Quando chegam as redes sociais, tudo começa a desmontar
Facundo Guerra

Orkut e Facebook esvaziaram o poder de encontro dos bares, diz. Agora, ele sente que seus negócios são dependentes das redes sociais: “Eu me sinto um vassalo. Eu tenho um senhor feudal, que é a Meta, e sem a Meta eu não existo. Porque, se eu não sou visível, eu não existo, não existe mais boca a boca. É post a post, story a story.”

Facundo critica ainda o tempo gasto para produzir conteúdo para as redes, sem garantia de retorno, já que algoritmos decidem o alcance das postagens. “Produzir conteúdo hoje ocupa 20%, 30% do meu tempo. Para que eu estou produzindo conteúdo? É jogar um dardo no escuro. Quando eu vou acertar? Quando eu vou hitar? Quando eu vou viralizar? Sob quais parâmetros? (…) É tudo muito, é uma caixa preta.”

Além de se tornarem a principal vitrine de bares, as big techs viraram também as concorrentes diretas desses estabelecimentos, diz o empresário, porque oferecem tanta opção de lazer em casa que fica difícil convencer alguém a sair.





Fonte: UOL

Share this content:

Publicar comentário