Ícone do site Jornal Sumaré

Brasil terá prejuízo localizado com tarifaço de Trump, diz economista

Brasil terá prejuízo localizado com tarifaço de Trump, diz economista


O país começou o Mercosul nos anos 90 e tinha uma promessa de criar uma união, com tarifas unificadas e regras técnicas, e não fez. Quando o mundo se abriu e o comércio mundial aumentou imensamente, com grandes ganhos de produtividade e crescimento para os países emergentes, o Brasil ficou para trás por continuar com uma economia fechada. Marcos Lisboa, economista

Lisboa destacou que algumas empresas podem sentir mais dificuldades em encontrar alternativas para driblar o tarifaço por conta da especificidade de seus produtos.

Pode ser uma oportunidade para o Brasil expandir seus acordos e sair de sua posição tradicional, de ser uma economia muito fechada e subserviente a grupos de interesse. Desperdiça-se o bem comum por uma agenda de comércio mais ampla com outros países, que reduz o prejuízo das tarifas norte-americanas.

Alguns setores e empresas devem sofrer bastante porque são produtos muito mais especializados, em que o mercado americano é muito importante. Marcos Lisboa, economista

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.



Fonte: UOL

Share this content:

Sair da versão mobile