Cade investiga se Apple impede rivais no pagamento por aproximação

Cade Investiga Se Apple Impede Rivais No Pagamento Por Aproximação

Cade investiga se Apple impede rivais no pagamento por aproximação


Na sua contribuição, o BC afirmou que a Apple “beneficia-se de significativo poder de mercado frente aos emissores para a imposição de elevadas tarifas para acesso a esse serviço”.

“A experiência internacional sugere a ausência de pressões concorrenciais que moderem as tarifas cobradas para acesso ao Apple Pay. Dessa forma, o BC acredita que há espaço para intervenção regulatória para promover o equilíbrio entre os interesses dos diferentes agentes”, afirmou o regulador, que lançou na última sexta-feira, 4, uma tomada de subsídios para eventual regulação de carteiras digitais como a Apple Pay.

O BC, a Febraban e a Zetta ainda destacaram que há barreiras para implementação do Pix por aproximação em dispositivos com sistema operacional iOS.

O Cade também pediu que a Apple apresente a versão em português do inteiro teor dos Termos & Condições referentes ao Apple Pay e acesso à tecnologia NFC em aparelhos com sistema operacional iOS, especialmente as informações do Contrato de Licença do Apple Developer Program (“DPLA”) e na iOS Developer Documentation (“Documentação para Desenvolvedores iOS”).

Foi solicitado que a empresa também informe o estágio atual de estudos e investigações, em curso ou concluídas, ligadas à Apple Pay e acesso ao NFC nos aparelhos iOS promovidas pelas autoridades antitruste da União Europeia e Estados Unidos da América.

O ofício do Cade prevê que “a recusa, omissão ou retardamento injustificado das informações ou documentos solicitados” pode ser considerada infração punível com multa diária de R$ 5 mil, podendo ser aumentada em até 20 vezes, considerando a situação econômica da empresa.





Fonte: UOL

Share this content:

Publicar comentário