Ícone do site Jornal Sumaré

Câmera térmica é capaz de filmar pum? A ciência explica o que é real


É verdade que a câmera identifica um pum?

Câmera térmica flagrando puns Imagem: Reprodução/TikTok/@cnaranha

O equipamento consegue, sim, flagrar um pum. Câmeras térmicas podem detectar qualquer fonte de calor. “A câmera detecta a temperatura do pum, que é a mesma do corpo humano (cerca de 37ºC)”, diz o professor.

Como o gás atinge rapidamente a temperatura ambiente, a “fumaça” causada pelo pum logo desaparece da imagem feita pela câmera. “Elas detectam o calor da emissão, não a composição [do gás]. É possível fazer imagem pela composição do gás, mas o processo é muito mais sofisticado”, afirma Tessler.

As câmeras podem detectar qualquer gás ou líquido, desde que esteja a uma temperatura diferente da ambiente. “Qualquer câmera que consegue detectar respiração ou bafo de uma pessoa consegue detectar um pum”, diz Tessler.

As imagens em infravermelho são em preto e branco. A cor utilizada pelas câmeras serve para dar uma escala de temperatura. Em alguns modelos, o mais quente estará em vermelho, por exemplo, enquanto em outros, estará em azul. “A escala de cores é artificial e pode-se usar qualquer uma”, diz o especialista.





Fonte: UOL

Share this content:

Sair da versão mobile