Como a cidade de Veneza, erguida sobre as águas, foi construída?

Como A Cidade De Veneza, Erguida Sobre As Águas, Foi Construída?

Como a cidade de Veneza, erguida sobre as águas, foi construída?


A cidade era ponto de entrada de sedas e especiarias vindas de países do Oriente para a Europa. Até hoje, os barcos são o principal meio de transporte que liga as diversas ilhotas, que são conhecidas como os bairros da cidade.

Essa importância comercial só foi abalada muito tempo depois, quando uma nova rota para o Oriente, contornando a África, foi descoberta pelos portugueses. Em 1797, a cidade foi conquistada por Napoleão; em 1866, passou a ser território italiano.

Os canais de Veneza são atração na cidade: resultado de aterros Imagem: Jan Sandvik / EyeEm/Getty Images

Quando as ilhotas foram completamente ocupadas, a cidade se espalhou sobre as águas. Casas foram erguidas em aterros de áreas alagadas que criaram, inclusive, novas ilhas. Os aterros se popularizaram tanto que muitos canais deixaram de existir ou foram se estreitando.

No início, as construções eram feitas em madeira. Séculos mais tarde, pedras passaram a ser utilizadas nas casas e também para proteger as margens dos canais da água. Já as famosas pontes surgiram muito tempo depois. As primeiras foram construídas apenas no século 10; hoje, Veneza contabiliza mais de 400.

A famosa ponte do Rialto, uma das quatro existentes no Grande Canal e a mais antiga e famosa da cidade, teve sua última versão, feita de rochas, pronta apenas em 1591.





Fonte: UOL

Share this content:

Publicar comentário