Como aposentados ricos e pobres lidam com fraude do INSS
A utilização de aplicativo não é tarefa fácil para muitos idosos. Dona Maria das Graças, que já foi auxiliar de limpeza, conta com a nora, Rosiclare da Silva Cobo, para acessar o Meu INSS. “A orientação que eu vi é que a gente tem que pedir o cancelamento do desconto pelo aplicativo”, diz a aposentada, que ainda não conseguiu acessar porque não encontrou a senha. “Eu pedi pra redefinir a senha, e agora estou esperando pra continuar mexendo”, explicou Rosiclare, que já verificou as contas dos outros dois idosos da casa.
Ainda assim, Rosiclare enfrentou dificuldades. “Primeiro o aplicativo estava fora do ar. Depois consegui entrar e vi que nenhum deles teve desconto”, diz ela. Seu pai, de 70 anos, não sabe se foi uma das vítimas porque não tem o aplicativo. “Quero levá-lo direto no INSS”, diz ela. O governo diz que a solicitação deve ser feita apenas pelo Meu INSS ou pela Central 135.
Todo aposentado está indignado. Nos de cima [políticos, juízes, militares] eles não mexem, né? A gente tá pagando a aposentadoria deles!
Maria das Graças da Silva Cobo, 66
A professora aposentada Maria Aparecida Barbosa, 83, critica a necessidade do aplicativo. “É terrível pra gente, sabe? Logo a gente não vai ter mais identidade própria com tudo eletrônico”, disse ela, que contou com familiares para ter certeza de que não foi lesada. “Eu acompanho o que está acontecendo pela televisão, mas ela é manipulada e não dá pra acreditar em tudo.”
Vi que isso acontece desde 2016 e foi piorando como tempo, né? Pra mim é uma máfia de associações que se junta com gente infiltrada no governo. O país não tem mais conserto. Aliás, o mundo inteiro.
Maria Aparecida Barbosa, 83
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