Ícone do site Jornal Sumaré

Como cidade do RJ criou ‘moeda’ e tornou real projeto de renda básica

Como cidade do RJ criou 'moeda' e tornou real projeto de renda básica


Para o projeto, foi criada a moeda social mumbuca, com cada unidade equivalente a R$ 1. Os benefícios sociais, incluindo a chamada Renda Básica de Cidadania, a RBC, são pagos em mumbuca, que pode ser utilizada somente no comércio local.

Em 2013, o programa beneficiava 40 famílias com renda de até um salário mínimo, que receberiam cada uma 70 mumbucas. Os benefícios foram sendo ampliados, e, em 2019, o município passou a pagar 130 mumbucas mensais a cada indivíduo, em uma iniciativa que alcançou 42 mil pessoas.

Cidade cresceu

Desde então, a cidade passou por uma grande expansão da população. Em 2022, o Censo registrou 197.300 habitantes em Maricá – um avanço de 55% com relação a 2010. O fluxo de habitantes de cidades próximas, como São Gonçalo, visando os benefícios foi importante para explicar o aumento populacional.

Carlos Eduardo da Silva se mudou para Maricá em 2004, devido à violência que assolava o Rio de Janeiro. Atualmente, ele preside a Associação de Moradores e Amigos do Bosque Fundo, e conta que os benefícios foram um grande incentivo para que muitos se mudassem para Maricá.

O morador conta que os benefícios o auxiliaram bastante, principalmente num momento em que esteve desempregado. “Conseguia usar em todo o comércio, ajudou bastante com a alimentação”, conta. Por sua vez, ele diz que, atualmente, os dias de pagamento dos benefícios vêm sobrecarregando o comércio, e que a grande demanda gera um aumento de preços nessa época.



Fonte: UOL

Share this content:

Sair da versão mobile