Ícone do site Jornal Sumaré

Custo da Previdência pode criar rombo de até R$ 600 bi até 2040

Custo da Previdência pode criar rombo de até R$ 600 bi até 2040


Maior tempo de vida após a aposentadoria também ajuda a elevar custos. Em 2040, quem se aposentar aos 65 anos deve viver, em média, mais 20 anos recebendo benefícios. “Isso reforça a necessidade de alinhamento entre tempo de contribuição e tempo de recebimento”, aponta a nota técnica do estudo.

Previdência não é a única afetada, mas a saúde e educação também. O avanço da população idosa elevará os custos do SUS (Sistema Único de Saúde) dos atuais 4,2% para cerca de 7,5% do PIB em 2045, mesmo sob hipóteses conservadoras. Já na educação, o número de estudantes deve cair 20% até 2040, o que poderia liberar quase 1 ponto percentual do PIB para outras áreas. No entanto, o CLP alerta que essa redistribuição depende da revisão de vinculações constitucionais e da adoção de metas de desempenho, já que atualmente os gastos com educação seguem crescendo mesmo diante da redução de alunos.

Brasil enfrenta uma mudança estrutural de longo prazo que exige reformas coordenadas. Na avaliação do diretor-presidente do CLP, Tadeu Barros, o país vive uma transição demográfica que demanda uma redefinição das prioridades da União. “O envelhecimento acelerado da população impõe a urgência de reformas estruturais em saúde, previdência e educação. Sem essas mudanças, o peso crescente dos gastos obrigatórios sufocará os investimentos e comprometerá o nosso crescimento futuro. O desafio é conhecido, o caminho está posto e o momento de tomar uma decisão é agora”, disse, ao UOL.



Fonte: UOL

Share this content:

Sair da versão mobile