Ícone do site Jornal Sumaré

Entenda como as tarifas de Trump foram calculadas

Entenda como as tarifas de Trump foram calculadas


Resumindo, para dar um número ao valor da barreira comercial que cada país imporia aos EUA, o USTR tomou o déficit comercial dos EUA com esse país no ano passado e dividiu o número pelo valor das importações.

No caso da China, por exemplo, os EUA tiveram um déficit de US$ 295 bilhões, e as importações americanas da China somaram US$ 438 bilhões em 2024. O resultado da divisão do déficit pelo total das importações é 0,673, ou 67,3%.

Foi esse número, arredondado para 68%, que apareceu na coluna da esquerda no pôster exibido ontem por Trump. Ele representa, na visão de Trump, o valor da barreira comercial que os produtos americanos enfrentam. A alíquota da tarifa americana de reciprocidade foi calculada dividindo esse resultado por dois – 34% no exemplo chinês.

O USTR aplicou o mesmo raciocínio para o comércio dos EUA com todos os demais países do mundo somados. Nesse caso, o resultado da divisão do déficit comercial dos EUA com o restante do mundo pelo total das importações do país foi 20%.

É daí que surgiu a tarifa mínima de 10%, aplicada a países com quem os EUA não têm déficit, como o Brasil.



Fonte: UOL

Share this content:

Sair da versão mobile