Entenda os benefícios de consumir iogurte grego – 11/09/2025 – Equilíbrio

Entenda Os Benefícios De Consumir Iogurte Grego - 11/09/2025 - Equilíbrio

Entenda os benefícios de consumir iogurte grego – 11/09/2025 – Equilíbrio


O iogurte grego não vem necessariamente da Grécia. Na verdade, a produção de iogurte grego do estado de Nova York, nos Estados Unidos, superou a da Grécia em 2017. Este estilo espesso e cremoso de iogurte é feito removendo o soro de leite líquido. O iogurte grego tem sido um alimento básico da dieta mediterrânea por séculos.

Aqui está o que especialistas em nutrição têm a dizer sobre por que ele faz tão bem para a saúde.

É RICO EM PROTEÍNAS

A remoção do soro resulta em um produto mais concentrado, o que torna o iogurte grego mais rico em proteínas do que o iogurte comum. Um pote de 150 gramas de iogurte grego natural sem gordura contém 15,4 gramas de proteína, o que é mais do que o dobro da quantidade no iogurte comum e mais de um quarto da proteína que um adulto de 73 kg precisa diariamente. No entanto, a remoção do soro não torna o iogurte grego mais nutritivo de modo geral; por exemplo, o iogurte comum geralmente tem mais cálcio.

O iogurte grego também é uma fonte de proteína completa, diz Ethan Balk, professor associado de nutrição clínica na Universidade de Nova York. Isso significa que sua proteína contém todos os nove aminoácidos essenciais que seu corpo não consegue produzir sozinho.

A maioria das pessoas já consome proteína suficiente e não precisa aumentar sua ingestão. Mas é melhor obter sua proteína de um alimento nutricionalmente denso como o iogurte grego, em vez de pó ou suplementos, diz Angie Hasemann Bayliss, diretora de nutrição clínica da UVA Health.

É BOM PARA SEU INTESTINO

Todos os iogurtes, incluindo o grego, contêm probióticos, “bactérias boas” que ajudam a manter seu microbioma intestinal saudável, diz Elaine Siu, nutricionista do Centro de Câncer City of Hope em Duarte, Califórnia.

Os probióticos também podem ajudar a prevenir alguns tipos de câncer, diz Andrew T. Chan, gastroenterologista do Hospital Geral de Massachusetts e professor da Escola de Medicina de Harvard.

Em um dos estudos de Chan, que acompanhou mais de 130.000 adultos ao longo de várias décadas, aqueles que comiam iogurte pelo menos duas vezes por semana tinham 20% menos probabilidade de desenvolver um tipo de câncer de cólon do que aqueles que comiam iogurte menos de uma vez por mês.

O estudo analisou todo o consumo de iogurte, não apenas o iogurte grego, e não pôde provar diretamente que o iogurte causou taxas mais baixas de câncer. Mesmo assim, ele diz que os resultados se somam a um crescente corpo de pesquisas sugerindo que as bactérias encontradas em alimentos fermentados como o iogurte podem reduzir seu risco de câncer.

É RICO EM VITAMINA B12

Uma porção de 150 gramas de iogurte grego sem gordura contém pouco mais de um micrograma de vitamina B12. Embora isso possa não parecer muito, é quase metade dos 2,4 microgramas que os adultos devem consumir diariamente.

A vitamina B12 ajuda a formar glóbulos vermelhos, manter a energia e manter seu sistema nervoso funcionando da melhor forma, diz Bayliss.

DICAS DE SOMO CONSUMIR

Para aproveitar ao máximo os benefícios para a saúde do iogurte grego, há algumas coisas a ter em mente.

Primeiro, verifique os ingredientes nas variedades com sabor. Esses iogurtes podem estar carregados de açúcares adicionados, e alguns contêm aditivos (como corantes artificiais e conservantes), tornando-os alimentos ultraprocessados.

Procure iogurte com menos de 12 gramas de açúcar adicionado por porção e tente escolher um com o menor número de ingredientes, recomenda Candace Pumper, nutricionista do Centro Médico Wexner da Universidade Estadual de Ohio. Ou compre a variedade natural e adicione mel ou xarope de bordo para adoçá-lo.

Enquanto estiver nisso, adicione fibras. As bactérias boas no iogurte grego precisam se alimentar de fibras prebióticas saudáveis para crescer e se multiplicar. O iogurte não contém nenhuma, então é inteligente combiná-lo com frutas ricas em fibras como frutas vermelhas, mangas ou pêssegos, ou misturar com nozes ou sementes, diz Siu.

E seja criativo: além de usá-lo para fazer parfaits e smoothies, também é delicioso em molhos salgados epara salada e marinadas.



Fonte: Folha de São Paulo

Share this content:

Publicar comentário