Ícone do site Jornal Sumaré

Exame descarta gripe aviária em trabalhador de granja de Montenegro

Exame descarta gripe aviária em trabalhador de granja de Montenegro


Governo conclui vistoria em propriedades do entorno de granja

540 propriedades rurais foram vistoriadas em raio de 10 km de granja foco da doença. Além disso, os servidores do DDA/Seapi (Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação) também revisitaram 19 propriedades dentro do raio de três quilômetros que tem a presença de aves, como determina o Plano Nacional de Contingência de Influenza Aviária.

Sete barreiras sanitárias estão funcionando 24 horas. São duas barreiras na BR-386, uma no pedágio e outra na balança, uma ao norte na RS-124, outra na TF-10 no sentido Triunfo, e outras três em estradas vicinais, sendo uma de bloqueio. Mais de 1,2 mil veículos já foram desinfectados.

Ave de subsistência foi coletada para exame. O animal estava em Montenegro e foi encaminhada ao Laboratório Federal de Diagnóstico Agropecuário, em Campinas (SP). O Estado aguarda o resultado do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária).

Conseguimos superar nossa expectativa e cumprimos a primeira vigilância ativa em quatro dias. E a partir deste sábado, que fecham sete dias da primeira visita, começaremos a revisitar todas as propriedades no raio de dez quilômetros novamente. Rosane Collares, diretora do DDA

60 países já restringiram compra de frango do Brasil

Ministério da Agricultura atualiza lista de países que suspenderam a compra de frango do Brasil após o caso de gripe aviária. A relação é composta pelos 27 países da União Europeia, os três integrantes da União Eurasiática e outras 30 nações. A relação atualizada pelo Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) traz Arábia Saudita, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Japão, Jordânia, Filipinas, Iraque, Macedônia, Montenegro, Tajiquistão, Timor-Leste e a Ucrânia como novidade, na comparação com relatório da manhã de ontem.



Fonte: UOL

Share this content:

Sair da versão mobile