Jornal Sumaré

Jornal Sumaré

Os vereadores de Sumaré aprovaram três projetos de lei durante a 28ª sessão ordinária do ano realizada na noite desta terça-feira, 18 de setembro. Foram discutidos ainda temas de todas as áreas e segmentos e os vereadores trouxeram ao plenário reivindicações dos moradores e também propostas de melhorias para o município. Além da apresentação de indicações, requerimentos e moções.

 

Foi aprovado por unanimidade o projeto de lei nº 141/2018 de autoria do vereador Willian Souza (PT) que propõe a proibição de homenagens a ditadores, torturadores e outros agentes da repressão em denominação de vias, logradouros, praças e prédios públicos no Município de Sumaré. “O objetivo é evitar a memória e a remissão de indivíduos autoritários ou que utilizaram métodos de torturas que motivaram crimes contra a humanidade”, declarou o vereador.

 

O projeto de lei nº 22/17 de autoria do vereador Rubens Champam (PSDB) também foi aprovado por unanimidade. A proposta obriga as agências bancárias centrais de Sumaré a disponibilizarem profissional capacitado para se comunicar na linguagem brasileira de sinais com os clientes. As agências que não estão na região central deverão fixar em local acessível e de fácil visualização a indicação de qual agência possui funcionário apto para o atendimento com a linguagem brasileira de sinais.

 

Outra proposta aprovada foi o projeto de lei nº 129/18 de autoria do vereador Valdir de Oliveira (DEM) que cria o Dia Municipal do Voluntário, a ser comemorado anualmente no dia 05 de dezembro com ações alusivas à data, realização de campanhas e outras atividades que visem estimular a participação da sociedade em trabalhos voluntários. “Acredito que promovendo a participação dos cidadãos na solução de parte dos problemas sociais, estes acabarão se sentido úteis e valorizados, já que estarão contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa”, comentou o vereador Valdir.

 

Os três projetos de lei aprovados serão encaminhados ao Poder Executivo que vai avaliar se sanciona, veta ou devolve ao Poder Legislativo para tornar lei.

 

O projeto de lei nº 154/2018 do vereador Ronaldo Mendes (PSDB) foi discutido e teve a discussão adiada por pedido de vistas do vereador Hélio Silva (PPS). O projeto autoriza o Poder Executivo a instalar equipamentos especialmente desenvolvidos para o lazer e a recreação de crianças portadoras de necessidades especiais, especialmente "cadeirantes" nas praças e parques municipais, visando a sua integração com outras crianças.

 

Outro projeto discutido que teve a discussão adiada por pedido de vistas do próprio autor foi substitutivo total ao projeto de lei para criar em Sumaré o programa municipal “Adote uma Escola” de autoria do vereador Prof. Edinho (REDE). O objetivo da proposta é contribuir com a conservação e manutenção de escolas municipais por meio da parceria da sociedade civil organizada e empresas. Em contrapartida, poderá ser autorizada a isenção de taxas ou impostos por parte do poder público e liberação de publicidade conforme critérios já estabelecidos legalmente.

 

A próxima sessão legislativa será feita na terça-feira, 25 de setembro. Conforme o regimento interno da casa, as sessões ordinárias são realizadas às terças-feiras, a partir das 18h e seguem até 11 de dezembro, quando há a previsão de encerramento do segundo semestre legislativo.

 

Fonte: Câmara de Sumaré

 

 

 

Vereador Ronaldo quer equipamentos adaptados nas praças e parques

 

A Câmara de Sumaré realiza na próxima terça-feira, 25 de setembro, a 29ª sessão ordinária do ano envolvendo temas de todas as áreas e segmentos. Os vereadores de Sumaré irão discutir o projeto de lei nº 154/2018 do vereador Ronaldo Mendes (PSDB) que autoriza o Poder Executivo a instalar equipamentos especialmente desenvolvidos para o lazer e a recreação de crianças portadoras de necessidades especiais, especialmente "cadeirantes" nas praças e parques municipais, visando a sua integração com outras crianças.

 

O projeto sugere que o Poder Executivo priorize as praças e os parques que possibilitem o acesso e atendimento do maior número de crianças "cadeirantes". Dessa forma, os equipamentos poderão ser instalados gradativamente de acordo com as disponibilidades financeiras do município. 

 

“As pessoas portadoras de necessidades especiais possuem o Direto legal e moral de acesso a qualquer local público, devendo este, abarcar a utilização das praças e parques públicos. O acesso à atividade de esporte e lazer permitirá a ampliação da socialização e dos demais cuidados que devem ser despendidos a saúde e qualidade de vida”, justificou o vereador.

 

 

Fonte: Câmara de Sumaré

O vereador Prof. Edinho (REDE) apresentou a moção de congratulação nº 162 ao Recanto dos Animais de Sumaré pelo excelente trabalho realizado na área. A homenagem foi aprovada por todos os vereadores durante a 28ª sessão ordinária do ano realizada nesta terça-feira, 18.

 

“É importante reconhecer o trabalho digno e honesto conquistado através das lutas e superações caracterizadas pelos profissionais, pois neste local a população sumareense tem momentos de lazer com suas respectivas famílias assim como um contato mais direto com a natureza”, comentou o vereador.

 

Nos últimos dias o Recanto dos Animais recebeu a visita de César Rocha, presidente da Associação Protetora dos Animais e apresentador do programa Esquadrão Proteção Animal da TV Band Campinas, o qual elogiou e parabenizou toda a equipe na pessoa do gerente de apoio e responsável, Carlos Alberto Padovani, pela infraestrutura, o trato com os animais, o trabalho da equipe assim como o desempenho e dedicação de todos os profissionais envolvidos.

 

O vereador ressaltou o trabalho da gerência local em conjunto com a secretaria municipal de Educação que vem desenvolvendo atividades de educação ambiental em conjunto com as escolas do município, buscando uma conscientização por parte dos alunos. “Com essa homenagem deixo meu agradecimento, respeito e consideração em reconhecimento ao empenho, capacidade e eficiência de cada um destes nobres profissionais em fazer o melhor pela natureza em nosso município”, disse Prof. Edinho.

 

A homenagem ao Recanto dos Animais se faz na pessoa do gerente Carlos Alberto Padovani, da equipe composta por Antônio Melo de Abreu, Claudio Tosador, Elano Sérgio do Nascimento, Ewerton Notrewe R. de Queiroz, Valter V. R. Costa, Leila de Fátima Santos e o veterinário Dr. Eduardo Tizziani.

 

Fonte: Câmara de Sumaré

 

 

A Prefeitura de Sumaré e a RBO Concursos acabam de divulgar a lista de inscrições homologadas para o processo seletivo para contratação temporária de professores e outros profissionais para a Educação. 

 

Os candidatos que não estiverem com o nome na lista têm dois dias úteis, a partir de hoje, para contestar o indeferimento por meio de interposição de recurso, conforme previsto no Capítulo 12 do edital. Após esse período, não serão aceitos pedidos de revisão.

 

Confira a relação: http://www.sumare.sp.gov.br/administracao/editais/be975f0e5adaa8f39571245a5871c3fc.pdf

 

Fonte: Prefeitura de Sumaré

 

 

A pedido do prefeito Luiz Dalben, os colaboradores municipais Andreza Macelari e Otaviano Carvalho estiveram na última semana no Ministério da Saúde, em Brasília, intermediando algumas solicitações de investimentos do Governo Federal na Saúde de Sumaré. Entre as demandas, a Prefeitura apresentou um projeto para implantação de uma UPA 24 horas (Unidade de Pronto Atendimento) na região do Maria Antônia – que conta com cerca de 50 mil habitantes, e solicitou a implantação de mais uma base descentralizada do SAMU na cidade, além de duas motoambulâncias, um VIR (Veículo de Intervenção Rápida) e equipamentos para o NEU (Núcleo de Educação em Urgência) do SAMU, que consiste em salas de treinamentos e capacitações. Os colaboradores também buscaram orientações para a criação de um Hospital Dia em Sumaré, para realização de cirurgias ambulatoriais, de baixa complexidade.

 

“Saúde é prioridade no nosso governo e estamos reunindo todos os esforços para que a nossa população tenha um atendimento mais ágil, de qualidade e humanizado, seja na atenção básica, em urgência e emergência ou nas especialidades. A Prefeitura, porém, não consegue realizar tudo sozinha, precisamos do apoio dos demais entes governamentais para tirar do papel projetos de grande importância para a nossa população, como novas UPAs em outras regiões, mais uma base do SAMU, para reduzirmos ainda mais o tempo de resposta, e um Hospital Dia na cidade, que agilizaria as cirurgias de pequeno porte e evitaria o deslocamento dos pacientes para municípios vizinhos”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

 

Além do Ministério da Saúde, os colaboradores municipais também estiveram na sede da ONU (Organização das Nações Unidas), para tratar de um termo de cooperação mútua envolvendo ações em saúde mental e prevenção de drogas. Novas reuniões serão realizadas para dar prosseguimento ao convênio. Na ANAC (Agência Nacional de Avião Civil), um outro termo para combate às drogas e capacitações de agentes públicos também foi oficializado. Já em Goiânia, na Vara Criminal Federal, foi feita uma solicitação para aquisição de novos veículos para integrar a frota das Secretarias de Saúde, Inclusão Social e Segurança. 

 

 

Fonte: Prefeitura de Sumaré

Os presentes entregues à população em comemoração aos 150 anos de Sumaré não param! Por meio do Fundo Social de Solidariedade e da Secretaria de Inclusão Social, a Prefeitura inaugura na próxima segunda-feira, dia 24, a revitalização do Núcleo do Bem-Estar “Inésia Pavani Camilo”, localizado à Rua 21, no Jardim Ipiranga, região da Área Cura. O evento acontece às 9 horas e toda a população está convidada a participar.

 

Com um investimento de cerca de R$ 32 mil, todo o espaço e banheiros foram adequados para a acessibilidade de portadores de deficiência, também houve remodelação da cozinha, manutenção nas instalações elétricas, reforma das quadras esportivas, reparos no telhado e calhas, troca dos vidros das janelas, pintura interna e externa. Além disso, foram adquiridos novos eletrodomésticos, mobiliários, uniformes para a equipe e foi realizada a manutenção das máquinas de costura utilizadas para as capacitações dos beneficiários.

 

“Tudo foi preparado com muito carinho para que nossas famílias e idosos possam realizar suas oficinas em um ambiente mais acolhedor, seguro e moderno. Isso também faz parte da inclusão social e é mais um presente que entregamos aos nossos moradores nestes 150 anos de Sumaré”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

 

O Núcleo do Bem-Estar Ipiranga atende a 310 famílias referenciadas no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da Área Cura. São ofertadas gratuitamente no local oficinas do Projeto Fortalecer, como aulas para confecção de tapetes em crochê, decorte e costura e de zumba.

 

Fonte: Prefeitura de Sumaré

 

 

 

Sexta, 21 Setembro 2018 23:39

Tecnologia para combater o crime

Tecnologia para combater o crime

 

Em tempos de insegurança no país, multinacional investe no Brasil e traz alta tecnologia para reduzir riscos

 

Segundo a 2018 Global Law and Order, pesquisa de opinião do Instituto Gallup divulgada em junho deste ano, o Brasil está em quarto lugar entre 147 nações, no ranking de insegurança mundial.  O alto índice de criminalidade no país, a falta de confiança na polícia e ainda o aumento de assaltos nas ruas dá ao país essa assustadora colocação.

  
Em 2015, o Brasil sequer estava no ranking dos dez países em que há pior sensação de segurança. Em 2016, no entanto, apareceu em sétimo e, em 2017, subiu para quarta posição, com somente 31% dos entrevistados dizendo que se sentiam seguros, o mesmo percentual da África do Sul. Nesse ranking, o Brasil fica atrás apenas do Gabão (25% dizem se sentir seguros), do Afeganistão (20%) e da Venezuela, o líder da pesquisa (17%).

 

De acordo com dados coletados pela campanha Instinto de Vida, realizada em 2017 pelo Instituto Igarapé, a cada quatro pessoas assassinadas no mundo, uma é brasileira, colombiana ou venezuelana. 38% dos assassinatos no planeta ocorrem na América Latina, uma região que concentra 8% da população mundial.

 

É neste cenário, que empresas multinacionais especializadas no setor de segurança residencial, condominial e empresarial, veem o Brasil como mercado em franco crescimento para equipamentos de segurança ágeis e modernos.

 

Automação de portões, tecnologias de ponta para controles de acesso, leitura facial e Qrcode são alguns dos destaques que colocam a inteligência dos pesquisadores e engenheiros a favor da segurança.

 

Nice Brasil descobriu nosso mercado

 

Fundada na Itália nos anos 90, uma empresa referência internacional em automação para casas e prédios e segurança eletrônica chegou ao Brasil para ficar. Nice Brasil adquiriu quatro marcas em pouco mais de sete anos e continua investindo por todo o país, adquirindo marcas que já são referência no mercado a fim de aumentar seu portfolio de produtos e oferecer o melhor suporte ao consumidor quando o assunto for equipamentos de segurança.

 

The Nice Group cresceu e evoluiu rapidamente em todo o mundo, com presença em mais de 100 países, e hoje, oferece uma extensa oferta de produtos de sistemas de automação integrados para portas, portões e cancelas; toldos, persianas e cortinas; sistemas de alarmes e controle de acesso para residências, condomínios, comércios e indústrias.

 

No Brasil, a empresa esta imprimindo em seus produtos excelência, design e custos competitivos a fim de que os brasileiros possam ter acesso a controles de segurança de norte a sul do país.

 

O futuro chegou mais cedo para nos proteger

 

O rosto como chave não é coisa do futuro. O leitor facial da Nice possui duas câmeras de captura, sendo uma com infravermelho para leitura em ambientes escuros, e visor LCD de 2,8’’ sensível ao toque. O mapeamento do rosto é feito no tempo recorde de 1 segundo e tem capacidade para 300 usuários e até 200 mil registros.

 

Outra inovação são as fechaduras eletrônicas com leitor biométrico em que o proprietário pode interagir através de smartphone. Chamado de LN-5000, o equipamento possui teclado touch screen de OLED intuitivo, bluetooth, aplicativo para configuração, visualização e gravação de eventos e abertura de fechadura, função “toque para abrir” para iOS ou “Mexa para abrir” no Android.

 

Para quem já está habituado com o leitor QR Code, o produto L350R da Nice oferece para os moradores de grandes condomínios a possibilidade de enviar uma mensagem instantânea com código de acesso para seus visitantes, liberando acesso na portaria. O diferencial do equipamento desenvolvido é a possibilidade de estabelecer em um único arquivo o horário de entrada e saída do visitante. Além disso, o QR Code não pode ser usado por nenhuma outra pessoa a não ser aquela que recebeu o arquivo.

 

Segurança eletrônica

 

Neste segmento, a novidade fica por conta do novo modelo de alarme desenvolvido pela Nice, o Cloud Alarm, agora com Ethernet/Wifique pode ser conectado na rede de internet da residência para emitir informações ao usuário através do aplicativo.

 

O alarme oferece a possibilidade de expansão de até cinco saídas que permitem a funcionalidade de automação da casa de outros equipamentos como a luz de entrada da casa, cerca elétrica, automatizador do portão, piscina aquecida ou até mesmo uma cafeteiraum eletrodoméstico. Tudo pode ser feito pelo controle remoto ou pelo aplicativo para celular que é fácil de usar e intuitivo.

 

Velocidade x criminalidade

 

O cidadão de bem deve ser mais rápido do que os criminosos. A velocidade no fechamento e abertura dos portões desenvolvidos pela Nice do Brasil na linha Hi-Speed garante até 5 segundos de abertura/fechamento do portão. A opção é excelente para entrar e sair com rapidez, garantindo segurança contra ações furtivas de desconhecidos; excelente para área de alto tráfego e perfeita para garantir mais segurança para crianças e animais domésticos no interior da casa.

 

 

Serviço

NICE Brasil

Marginal Via Anhanguera, km 144, Limeira-SP

www.nice.com.br

 

 

Fonte: Núria de Oliveira - Jornalista

 

 

Novos procedimentos para o pré-natal proposto pelo Ministério da Saúde facilitarão o diagnóstico precoce de diabetes em gestantes do Município

 

Foi realizada na tarde desta quinta-feira (20) uma capacitação sobre rastreamento de diabetes em gestantes, que contou com a participação de dezenas de gerentes pré-natalistas das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Sumaré. O objetivo foi atualizar os colaboradores sobre as mudanças estabelecidas pelo Ministério da Saúde para o pré-natal, a fim de diagnosticar precocemente doenças como a diabetes e tratá-las de forma mais eficaz, evitando que tanto a mãe quanto o bebê sofram complicações.

 

As orientações foram dadas pela enfermeira e apoiadora da Atenção Primária de Sumaré, Maria Luiz Rodrigues, e pelo coordenador da Atenção Primária, Renato Gomes, além da coordenadora do CAEPS (Centro de Apoio à Educação em Saúde), Marcia Borges.

 

“Para a gestante, na prática, nada mudará. O meio mais eficaz para tratar a diabetes e outras doenças que possam surgir durante a gestação continua sendo pela realização completa do pré-natal. Já para as unidades de saúde, estão sendo adicionados alguns procedimentos mais criteriosos, com o intuito de resguardarmos ainda mais a saúde das nossas gestantes”, explicou o secretário municipal de Saúde, Rubens Gatti.

 

“Investir na capacitação dos nossos profissionais é também investir em um atendimento de melhor qualidade à nossa população. Reforçamos a importância de toda gestante realizar o pré-natal, garantindo uma gravidez tranquila e saudável, tanto para ela como para o bebê. Basta procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa”, concluiu o prefeito Luiz Dalben.

 

 

Fonte: Prefeitura de Sumaré

 

 

Tivoli Shopping terá oficinas de desenho e caricaturas gratuitas


Escola de desenhos de Santa Bárbara d’Oeste terá caricaturas feitas na hora e oficina de desenhos para crianças

 

Caricatura do aluno Aldo da Silva Barbosa, com técnica grafite e lápis de cor

 

Em mais uma parceria com a escola de desenhos Traço Bizarro, no dia 20 de setembro, das 18h às 21h, o Tivoli Shopping recebe na Expansão uma equipe que fará caricaturas dos visitantes, desenhos livres de personagens e oficinas para crianças. A ação – totalmente gratuita - faz parte das comemorações de 20 anos do empreendimento. 

 

Para quem deseja ter uma caricatura exclusiva feita na hora, é preciso pegar as senhas limitadas que serão distribuídas a partir das 18h na área do evento. As oficinas serão para crianças a partir de sete anos que querem aprender como desenhar personagens de desenhos da cultura pop, como Pikachu e a turma de Pokemón. Durante o período da ação, alunos da escola farão desenhos livres de mangás e animes populares para o pessoal acompanhar o processo de criação e também o levar o seu desenho pra casa.

 

Sobre a Traço Bizarro


Em 1996 o já estabelecido escritório de design de produtos Bizarro Design, atuando desde 1989 no mercado de Campinas, decidiu ampliar seu leque de atividades inaugurando a primeira escola de desenho técnico e artístico de Sumaré - a Traço Bizarro -, com a filosofia de comportar todos os cursos ligados à área do desenho, tanto técnico como artístico, e procurando dar uma formação prática para a colocação do aluno no mercado de trabalho.

 

Sobre o Tivoli Shopping

Inaugurado em novembro de 1998, o Tivoli Shopping é um empreendimento administrado pela AD Shopping. A AD Shopping, maior administradora independente de shopping centers do País, está presente em todas as regiões brasileiras. Seu portfólio é composto por empreendimentos de diversos formatos, localizados tanto em capitais quanto no interior. São 26 anos de experiência em planejamento, comercialização e gestão de shopping centers.  Visite: www.adshopping.com.br.

 

O Tivoli Shopping (www.tivolishopping.com.br) conta com 158 operações, distribuídas em um único piso, entre elas âncoras e megalojas (Riachuelo, Renner, C&A, Lojas Americanas, Magazine Luiza, Marisa, Casas Bahia, Kalunga, Zanini, Danny Cosméticos e Lojas União), 128 satélites, 29 lojas de fast-food e 4 salas de cinema. Conta ainda com uma agência do Banco Santander, Correios, caixas eletrônicos (24 horas), incluindo estacionamento coberto (valet). Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 10h00 às 22h00 e aos domingos e feriados das 12h00 às 22h00. Endereço: Rua do Ósmio, 699, Jd. Mollon – Santa Bárbara d’Oeste. (19) 3457-9966

 

Fonte: Gargantini

 

 

O Dia da Árvore será celebrado com muita festa em Sumaré! Na data, dia 21 de setembro, o Fundo Social de Solidariedade, em parceria com a Secretaria de Inclusão, inaugura, às 9 horas, a Praça Sustentável do Jardim Dall’Orto, localizada na Rua Félix Gomes dos Santos. Para comemorar o novo espaço, alunos da Escola Municipal André Denadai e crianças do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) Dall’Orto/CAIC, atendidas em parceria com a Associação Recanto Tia Cecília, farão o plantio de manacás e de mudas de flores dentro das estruturas criadas com pneus inservíveis.

 

A praça foi totalmente revitalizada pela Secretaria de Serviços Públicos e receberá decoração com pneus reaproveitados, um projeto realizado em parceria com o IBQ (Instituto Bem Querer). “Garantir o desenvolvimento sustentável de Sumaré, envolvendo toda a comunidade neste processo, é um dos principais compromissos do nosso governo. As praças sustentáveis unem a conscientização e proteção ambiental, com a inclusão de famílias em situação de vulnerabilidade. Essas famílias, atendidas em parceira com o IBQ, transformam os pneus em verdadeiras obras de arte, oferecendo mais colorido e alegria às nossas praças, que também estão mais verdes com o plantio de mudas. Convidamos os moaradores a participarem da inauguração e conferir este belíssimo espaço que preparamos com todo carinho”, convidou o prefeito Luiz Dalben.

 

MAIS AÇÕES

 

Ainda em comemoração ao Dia da Árvore, a Secretaria de Meio Ambiente estará nesta sexta-feira com uma tenda na Praça das Bandeiras, no Centro, das 8h30 às 16h30, distribuindo gratuitamente à população mudas de árvores, de variadas espécies.

 

As ações também acontecem envolvendo alunos de Sumaré e participantes de programas assistenciais da Prefeitura. Também amanhã, no Jardim Dall’Orto, às 9h30, 130 alunos da Escola Estadual Luiz Campo Dall’Orto Sobrinho realizam o plantio de mudas fornecidas pela empresa Villares Metals em áreas verdes do bairro. Já as crianças e adolescentes do SCFV Ângelo Tomazin vão fazer o plantio em uma praça do bairro e os membros do SCFV Salerno plantarão mudas nas proximidades do local.

 

Nesta quinta-feira, dia 20, as crianças e adolescentes do SCFV Nova Veneza também fazem o plantio ao lado do prédio onde são atendidos. Também os alunos da EM Eliana Minchin Vaughan, no Matão, plantam mudas na escola e participam de atividades interativas sobre o meio ambiente.

 

Já no dia 27, são os participantes do SCFV São Judas que realizarão a ação nas redondezas do espaço.

 

Fonte: Prefeitura de Sumaré

 

 

Página 1 de 89

Tapeçaria Maracanã

Programa de reconstrução capilar

 Revista Época

Anunciante Clements

© 2017 - Grupo Interativo Negócios | Jornal Sumaré | Jornal Interativo | Site Interativo

Rua Conceição, 233 - CEP 13.010-916 - Campinas/SP

Fones: (19) 3384-6388 / 99283-6239 Whatsapp

E-mail: contato@jornalsumare.com.br

 

Edições semanais com 5 mil exemplares distribuídos em 175 pontos em toda cidade,
Em supermercados, bancas de revistas e jornais e algumas empresas.