Terça, 13 Fevereiro 2018 19:13

O envelhecimento é visto graciosamente para alguns, e menos para outros. Às vezes, o que é preciso são bons genes, mas, muitas vezes, as decisões que tomamos durante nossa vida determinam a rapidez com que envelhecemos. Você pode não perceber, mas a maioria das pessoas cometem erros todos os dias que avançam a idade mais rápido do que deveria, prejudicando a pele e acelerando a aparência da velhice. Aqui estão 11 erros que todos nós fazemos que pode acelerar nosso processo de envelhecimento:

 
 1. Você tenta fazer muitas coisas ao mesmo tempo (multitarefa).

Se a sua lista de tarefas é mais longa do que o seu braço e você está lidando com o estresse de fazer malabarismo com muitos projetos ou tarefas ao mesmo tempo, você está fazendo um ''desserviço'', diz Raymond Casciari, médico chefe do Hospital St. Joseph, nos Estados Unidos. Vários estudos têm demonstrado que o estresse do dia a dia desencadeia a liberação de radicais livres no corpo, que danificam as células e aceleram o processo de envelhecimento. O médico sugere focar em uma tarefa de cada vez.

 
2. Você raramente rejeita uma sobremesa.

Além de ser um hábito obviamente péssimo, o apreço por doces faz com que as moléculas de açúcar se liguem às fibras de proteína em nossas células, um processo conhecido como glicação. Isso pode levar a um olhar cinza, círculos escuros em torno dos olhos, uma perda de contornos faciais, rugas, inchaço e poros maiores. Então, se você quiser manter esse brilho juvenil, não exagere no açúcar.

3. Você dorme menos de 5-6 horas por noite.

Não dormir o suficiente não só lhe dá olheiras, mas através de vários estudos, está correlacionado a uma vida mais curta. De acordo com o Dr. Casciari, o fundador do laboratório do sono no Hospital St. Joseph, dormir cerca de sete horas é o ideal. Então, se você está balançando a cabeça, com pouca energia ou achando difícil focar em algo, provavelmente não está dormindo o suficiente e pode envelhecer mais rápido do que você gostaria.

4. Você passa a maior parte do dia sentado.

Sentar-se e levar um estilo de vida sedentário são alguns dos piores contribuintes para o envelhecimento das pessoas no mundo moderno. A maioria das pessoas faz poucas atividades físicas, e o resultado é o aumento do risco de doença renal, doenças cardiovasculares, câncer e, obviamente, obesidade.

Estudos mostram que as pessoas que se exercitam por 150 minutos por semana ou mais viveram em média 10-13 anos a mais.

5. Você não usa cremes para os olhos.

A pele em torno de seus olhos é mais fina do que o resto do seu rosto, e é por isso que geralmente começa a mostrar sinais de envelhecimento mais cedo. Manter a área dos olhos hidratada pode te deixar com uma aparência mais jovem. Os melhores cremes contêm retinol, que é uma forma de vitamina A. Mas você também pode adicionar antioxidantes, ácido hialurônico e vitamina C.

 

6. Você só usa protetor solar quando está de férias.

Se você só usar protetor solar na praia, note que você realmente estar fazendo mais mal à sua pele enquanto anda em um dia ensolarado na rua ou dirigindo. Danos na pele acumula, e os raios solares são a principal razão para o envelhecimento. Dr. Taylor, professor associado de dermatologia, recomenda que você use um SPF entre 30-50 para proteção diária.

7. Você usa maquiagem demais.

Isto não é um julgamento, apenas um fato. Muitos produtos de maquiagem são à base de óleo, e pode obstruir os poros e causar surtos. O uso excessivo de produtos de pele com fragrâncias, agentes de álcool e substâncias químicas que irritam a pele pode causar linhas e rugas prematuras.

8. Você dorme com seu rosto contra o travesseiro.

Dormir de bruços ou de lado, com o seu rosto esmagado no travesseiro, pode criar rugas e te envelhecer mais rápido. Nossa pele facial fica menos flexível com o tempo, e assim como nos deitamos no travesseiro noite após noite, a nossa pele pode não voltar e suavizar as linhas que você tinha. Assim, o travesseiro pode deixar marcas permanentes no nosso rosto. Então, dormir de costas ou investir em uma fronha de cetim que vai manter sua pele lisa pode ser uma boa solução!

9. Você mantém a sua casa muito quente.

Quando você liga o aquecedor ou acende uma lareira porque está frio, é tentador torná-lo mais e mais quente. Mas o problema é que essas fontes de calor ''chupam'' a umidade do ar na casa, o que ocasiona pele seca. Se isso acontece com frequência, danificará a sua pele e vai acarretar efeitos do envelhecimento.

Investir em um umidificador e configurá-lo para 40-60% de umidade pode ser uma boa opção. Isso irá liberar a sua pele da coceira, e até mesmo da descamação que acontece com o ar seco. Outra maneira de melhorar a situação é colocar uma toalha molhada ou uma tigela de água fria na sala.

 

10. Você morde e franze seus lábios

Beber suas bebidas com um canudo pode ajudá-lo a evitar manchas nos dentes, como também fazer expressões diferenciadas com os olhos, pode lhe dar rugas ao redor dessa área tão delicada, e, assim, franzir os lábios também pode lhe dar rugas ao redor da boca.

Isso também acontece quando você fuma um cigarro.

11. Você parou de comer gordura completamente.

Algumas quantidades de gordura são necessárias para manter uma aparência jovem, de acordo com Franci Cohen, nutricionista e fisiologista de Brooklyn, Nova Iorque. Os ácidos graxos ômega 3 podem ser encontrados em peixes oleosos, como cavala e salmão, bem como nozes e sementes de linho, e vai manter a sua pele hidratada e flexível. Isso irá evitar rugas, enquanto também impulsiona a saúde do cérebro e do coração.

Terça, 13 Fevereiro 2018 19:08

Somos constantemente lembrados que beber bastante água é vital para que nossos corpos funcionem corretamente. E isso é verdade - a menos que você beba em excesso. Embora a maioria de nós se preocupe em ficar desidratado, a hidratação em excesso pode ser perigosa.

 

Beber muita água pode resultar em intoxicação por água, também conhecida como hiponatremia, o que faz com que o interior das células inunde devido ao baixo nível de sódio no sangue. Em casos graves, isso pode levar a problemas de saúde debilitantes, como comas, convulsões e até mesmo a morte.

 

Abaixo estão 8 sinais de que você está bebendo água demais.

 
1. Você nunca sai de casa sem uma garrafa d’água e ela nunca fica vazia
água em excesso

Se você carrega uma garrafa de água cheia durante o dia e volta a enchê-la quando estiver vazia, você pode estar bebendo muita água. Adicionar água constantemente ao seu corpo resultará em baixos níveis de sódio no sangue, o que prejudicar todas as células. De acordo com Tamara Hew-Butler, DPM, PhD, professora de Ciência do Exercício na Universidade de Oakland (Estados Unidos), isso é particularmente perigoso quando seu cérebro começa a inchar. "Seu cérebro só pode inchar cerca de 8 a 10% antes de chegar ao seu crânio e empurrar sua massa cerebral."

2. Você bebe água mesmo quando não está com sede

A melhor maneira de saber se o seu corpo realmente precisa de mais água é entender se você sente sede ou não. "Nossos corpos estão programados para lutar contra a desidratação porque sempre vivemos com medo da escassez ou de não ter o suficiente, então temos todos esses mecanismos embutidos para nos proteger contra isso. Um desses mecanismos que todos os animais têm é a sede. Sentir-se sedento é o monitor individual que nos faz saber se precisamos de mais ou não. Quanto mais água você precisar, mais sedento você ficará ", diz Dr. Hew-Butler.

 

3. Você bebe água constantemente até que sua urina fique clara
água em excesso

Se você tem bebido uma quantidade saudável de água, a cor da sua urina deve ser de cor clara a amarelo quse transparente. Embora a maioria das pessoas acredite que a urina limpa é um sinal de hidratação, ter urina sem pigmentação pode ser um sinal de que você está tomando muita água. Para a maioria das pessoas, de 8 a 10 copos por dia são considerados uma quantidade normal.

4. Você urina frequentemente, inclusive à noite

Se você acorda muitas vezes durante a noite para ir ao banheiro, pode estar bebendo muita água. A maioria de nós urina entre 8 a 10 vezes por dia, então, se você urinar mais de 10 vezes, provavelmente você está bebendo mais água do que o seu corpo precisa. Para evitar a micção noturna, beba seu último copo algumas horas antes da cama para dar aos rins tempo de filtrar a água através do seu corpo.

5. Você sente náusea e pode até vomitar
água em excesso

Os sintomas da hidratação em excesso são semelhantes aos da desidratação, diz Hew Butler. Quando você bebe muita água, seus rins não conseguem se livrar do excesso de líquido e a água começa a se coletar no corpo. Isso pode causar uma série de sintomas desagradáveis, tais como náuseas, diarreia e vômitos.

6. Você percebe inchaço ou descoloração em suas mãos, lábios e pés

Em muitos casos de hiponatremia, as pessoas experimentam inchaço ou descoloração visível nas mãos, nos pés e nos lábios. Quando todas as células do seu corpo começam a inchar, sua pele começará a inchar também. Aqueles que bebem muita água, de repente podem ganhar peso, devido ao inchaço e ao excesso de água na corrente sanguínea. Se você estiver bebendo mais de 10 xícaras de água por dia e notar inchaço ou descoloração nas mãos, pés e lábios, considere diminuir a ingestão de água.

 

7. Você se sente cansado e fatigado
água em excesso

Seus rins são os órgãos responsáveis por filtrar a água que você bebe e certificar que seus níveis de líquido na corrente sanguínea permaneçam equilibrados. Quando você consome muita água, seus rins têm que trabalhar dobrado, criando uma reação estressante de seus hormônios, que deixa seu corpo cansado e estressado. Portanto, se você estiver constantemente bebendo água e se encontrar relutante para sair da cama, pode ser porque você adicionou estresse desnecessário aos seus rins.

8. Seus músculos ficam fracos com facilidade

Ter um corpo saudável e em pleno funcionamento é um equilíbrio. Quando você consome muita água, seus níveis de eletrólitos caem e esse equilíbrio fica comprometido. Baixos níveis de eletrólitos podem causar uma série de sintomas desagradáveis, como espasmos musculares e cólicas. Você pode ajudar a prevenir problemas musculares, substituindo alguns copos de água comum por água de coco, que é cheia de eletrólitos e 100% natural.

 

Fonte: Portal Tudo por E-mail

Domingo, 10 Dezembro 2017 12:41

Cãibras são aquelas contrações musculares súbitas, de curta duração, e involuntárias, geralmente doloridas e comuns em casos de esforços excessivos, que ocorrem principalmente nos braços e pernas.

As principais causas conhecidas da câimbra são: desidratação, perda de sódio (principalmente pelo suor) e fadiga. A carência de sódio promove uma maior sensibilidade muscular, uma vez que é essencial para sinalizar os nervos e ações que permitem a movimentação muscular.

Assim, evitar exercícios pesados sem alongamento e evitá-los após as refeições – visto que nestas ocasiões o sangue flui principalmente para o trato gastrointestinal - e fazer intervalos de descanso nas atividades físicas; hidratar-se (para reposição mineral) e alimentar-se bem, buscando alimentos ricos em tamina – como arroz integral, castanha do pará, levedo de cerveja e amendoim, são formas de se evitar este incômodo.

Diabetes, doenças neurológicas e alguns problemas vasculares são outros fatores que favorecem a ocorrência dessas contrações musculares, que podem ser causadas também por irregularidades na irrigação de sangue aos músculos e carência de potássio e, nestes casos, é interessante uma visita médica.

Domingo, 10 Dezembro 2017 12:34

Ingredientes de um prato típico da cozinha brasileira, o arroz e o feijão formam uma importante combinação que fornece todos os aminoácidos essenciais para o corpo.

Um dos pratos mais apreciados pelos brasileiros é o tradicional arroz com feijão. Esses dois alimentos, além de saborosos, são importantes nutricionalmente, o que nos permite uma alimentação gostosa e, ao mesmo tempo, saudável. Entretanto, atualmente, é possível perceber uma redução no consumo desses alimentos e um aumento do consumo de alimentos industrializados. Infelizmente, essa substituição pode não ser saudável ao organismo. Mas, afinal, por que o arroz e o feijão são alimentos tão importantes?

→ Por que o arroz e o feijão são uma importante combinação?

O arroz e o feijão são importantes porque fornecem aminoácidos essenciais necessários à nossa saúde. Os aminoácidos são moléculas que formam as proteínas e são chamados de essenciais porque não são produzidos pelo corpo e, por isso, precisam ser conseguidos na alimentação.

O arroz é rico nos aminoácidos metionina e cisteína, porém é pobre no aminoácido lisina, assim como os outros cereais. O feijão, por sua vez, apresenta todos os aminoácidos essenciais, sendo inclusive rico em lisina, mas é pobre em metionina e cisteína (aminoácidos sulfurados). Percebe-se, portanto, que o arroz e o feijão completam-se, pois, juntos, garantem que nosso corpo obtenha todos os aminoácidos essenciais.

 


→ Arroz e feijão são importantes apenas por fornecer aminoácidos?

Além de fornecerem aminoácidos importantes para a síntese de proteínas, arroz e feijão apresentam importantes nutrientes necessários à saúde. arroz, por exemplo, constitui uma relevante fonte de energia (carboidrato) e ainda possui fosfato, ferro, cálcio e vitaminas B1 e B2. Caso seja feito o consumo do arroz integral, são fornecidas também as fibras, essenciais para o funcionamento adequado do intestino e a prevenção de algumas doenças, como câncer colorretal, obesidade e diabetes. Não podemos esquecer de que o arroz apresenta quantidade baixa de sódio e taxas pequenas de gordura.

feijão, por sua vez, fornece também importantes nutrientes, tais como o ferro, fósforo, magnésio, manganês e vitaminas do complexo B. Ele ainda é rico em fibras e tem função antioxidante. Vale destacar também que o feijão apresenta pouco teor de sódio e gordura.

Portanto, o arroz com feijão não é apenas uma combinação tradicional de nossa culinária. Esse prato simples e saboroso proporciona uma série de nutrientes importantes para o funcionamento do organismo. Lembre-se, então, que trocar um prato de arroz com feijão por uma comida de fast food pode trazer prejuízos à sua saúde.

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