Meia-calça no freezer evita que ela desfie? Ciência revela se é verdade
O docente acrescenta que existem, de fato, métodos, como tratamentos térmicos, que tornam os materiais mais resistentes durante o processo de fabricação. Mas nada caseiro como o exemplo dos vídeos virais.
“Por exemplo, eu trabalho com vidros e sei que aquecer e resfriar lentamente evita tensões internas, que podem causar trincas e rachaduras”, diz.
Yoshio Kawano, professor sênior do Departamento de Química Fundamental do Instituto de Química da USP, acrescenta que o tecido molhado tem comportamento diferente do seco. Porém, uma vez seco novamente, ele volta ao normal original porque a água não o modifica quimicamente.
O congelamento do tecido molhado não altera quimicamente sua fibra e, ao voltar à temperatura ambiente, ele evapora a água absorvida, que não está quimicamente ligada à fibra. Yoshio Kawano, professor da USP.
A marca Lupo, uma das principais fabricantes de meias do país, tem opinião semelhante:
Temos ouvido, há anos, sobre essa experiência que afirma trazer mais durabilidade ao produto, porém, não há estudos com embasamento científico que comprovem a eficácia da prática. Maria Paula Braga, gerente de produtos underwear e beachwear
Share this content:
Publicar comentário