os 20 anos do primeiro voo do avião A380
O projeto foi oficialmente lançado no ano 2000, com o nome A3XX. Em pouco tempo, passou a se chamar A380, se tornando o primeiro avião de dois andares completos, algo inédito na aviação comercial (o 747 só tinha dois andares em parte de sua fuselagem).
A aeronave tem 73 metros de comprimento e 80 de envergadura, medidas que exigiam adaptações em aeroportos ao redor do mundo, que não estavam acostumados com medidas tão colossais. Ele também traria novas tecnologias em sistemas de voo, controle de ruído e uso de materiais compostos.
O desenvolvimento, no entanto, enfrentou atrasos e desafios de produção, mas isso não abalou o otimismo do mercado inicialmente. Emirates, Qantas e Singapore Airlines foram algumas das primeiras empresas a apostar pesado no novo gigante dos céus.
O primeiro voo
O primeiro voo do A380 aconteceu em 27 de abril de 2005, decolando de Toulouse, na França. A bordo estavam seis tripulantes de testes e toneladas de sensores e equipamentos que monitoravam cada detalhe do desempenho.
O voo inaugural teve grande cobertura da imprensa internacional. Dois anos depois, a Singapore Airlines fez o primeiro voo comercial da história com o modelo, entre Cingapura e Sydney (Austrália). Os bilhetes foram vendidos em leilão e incluíam cabines com camas, suítes fechadas e um bar a bordo.
Share this content:



Publicar comentário