Parlamentares de Sumaré denunciam falta de medicamentos, suplementos e fraldas para pacientes do SUS
A Prefeitura de Sumaré impediu vereadores de fiscalizarem o setor de Nutrição da Saúde, onde há denúncias sobre a falta de suplementos alimentares e fraldas para crianças, idosos e pessoas acamadas. A vistoria, que deveria ter sido realizada quinta-feira (27) de manhã, foi bloqueada pela administração municipal faltando dez minutos para o horário agendado, impedindo que os parlamentares verificassem a situação.
A visita ao setor de Nutrição foi motivada por denúncias da população sobre a falta de insumos básicos. “Recebemos diversas reclamações de que não há fraldas e suplementos alimentares para quem precisa. Mas, em vez de esclarecer a situação, a prefeitura tentou nos impedir de fiscalizar”, destacou o vereador Lucas Agostinho.
A ação ocorre em meio a uma grave crise na saúde do município. Segundo os vereadores, há uma grande escassez de medicamentos nos postos de saúde e no almoxarifado da Secretaria de Saúde. “Viemos fiscalizar e garantir transparência para a população, mas fomos impedidos. O que a prefeitura quer esconder? A secretaria de Saúde é um verdadeiro mistério.”, questionou o vereador Digão.
A falta de remédios tem sido uma das principais reclamações da população. “Constatamos que diversos remédios estão em falta, incluindo o paracetamol, essencial no tratamento da dengue. A população nos cobra diariamente, e a prefeitura não pode esconder essa realidade”, afirmou o vereador Wellington Souza.
A proibição gerou indignação entre os parlamentares, que cobram transparência do governo municipal. “O prefeito precisa dar explicações e regularizar o fornecimento de medicamentos e insumos. A cidade está enfrentando um caos na saúde, e a população não pode pagar esse preço”, declarou o vereador Rudinei Lobo.
Diante da recusa da prefeitura em permitir a fiscalização, os vereadores estudam quais serão as próximas medidas a serem tomadas para garantir a transparência na secretaria de Saúde de Sumaré.
Fonte: Renan Fernandes
Share this content:


Publicar comentário