A gente não cria setores econômicos do dia para noite, impondo uma tarifa e outra ali. Os setores econômicos dependem de uma história. Pega o exemplo do seu automobilístico: é um setor onde há muita penetração de importados. Por mais que você consiga trazer de volta a indústria para os EUA, que é o plano dele, vários elementos, insumos, serão importados. Então, a chance disso dar certo – ou seja, de colocar indústria automobilística de pé e competitiva – é nula. Pedro Rossi, economista, ao UOL News
A situação dos três países mais taxados
Lesoto: 50%
Balança comercial: EUA importaram US$ 237,3 milhões em produtos do Lesoto em 2024, enquanto o Lesoto importou apenas US$ 2,8 milhões dos EUA, segundo dados do Escritório do Representante de Comércio dos EUA, agência da presidência.
Por que a diferença? O pequeno país africano tem uma economia movida pela exportação, principalmente, segundo a ITA (International Trade Administration), agência federal de comércio dos EUA. Eles vendem principalmente roupas, diamantes, água, eletricidade, lã comum e lã angorá.
Share this content:
