Já sentar sobre as mãos é recomendado especialmente para evitar que, em uma desaceleração repentina, os braços se soltem e se tornem um perigo tanto para os próprios tripulantes quanto para os passageiros ou a cabine. Essa prática também ajuda a manter o corpo firme, algo necessário para minimizar danos em situações adversas
Cruzar os braços
Algumas companhias recomendam que os comissários cruzem os braços sobre o tronco. Uma delas é a Gol, que informou à reportagem que, conforme o seu MCV (Manual do Comissário de Voo), essa postura visa minimizar movimentos involuntários dos braços causados por um primeiro impacto em caso de emergência.
Ou seja, a posição segue o mesmo objetivo de se sentar com as mãos sob as coxas.
Muda de acordo com o assento
A variação da “brace position” decorre do tipo de assento (se voltado para frente ou para trás, por exemplo). Tripulantes usam cintos de quatro pontos, e os assentos são projetados para correta absorção de impacto. Por isso, há ajustes como apoiar os pés atrás dos joelhos ou juntar o queixo ao peito, visando reduzir o risco de lesões cervicais.
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