Ícone do site Jornal Sumaré

Por que é errado chamar o motor do avião de turbina?

Por que é errado chamar o motor do avião de turbina?


As turbinas são ligadas por um eixo ao fan e aos compressores do motor. Ao receber os gases quentes da queima, elas são acionadas e movimentam todo o conjunto do motor. Depois de passar pelas turbinas esses gases são expelidos pelo bocal propulsor.

Turbinas são os discos na parte traseira do motor do avião Imagem: Divulgação

O conjunto da turbina é formado por vários discos. O conjunto é composto de vários estágios. Cada estágio é um disco de turbina, que é chamado de turbina. No caso do motor Pratt & Whitney PW4090, que equipa os aviões Boeing 777, são sete estágios de turbina de baixa pressão e dois estágios de turbina de alta pressão.

O número de turbinas de cada motor pode variar de acordo com o modelo e o fabricante.

Turboélice também tem turbinas

Embora não costumem ser chamados de turbinas, os motores à hélice de aviões comerciais também têm turbinas. O funcionamento de um motor turboélice é bastante semelhante ao dos chamados jatos. A diferença principal é que as turbinas movimentam a hélice à frente do motor.



Fonte: UOL

Share this content:

Sair da versão mobile