Ícone do site Jornal Sumaré

Ressarcimento aos aposentados do INSS será em uma parcela, diz ministro

Ressarcimento aos aposentados do INSS será em uma parcela, diz ministro


Até agora, a AGU estima em 69 mil as ações contra a União. Em 17 mil processos, o governo perdeu. “Temos visto anúncios, links com planos miraculosos, propostas mirabolantes para que esses aposentados recebam valores em reais, e isso tem levado muitos aposentados a caírem em golpes”, disse.

O STF (Supremo Tribunal Federal) vai realizar uma audiência de conciliação sobre o tema na próxima terça-feira, 24.

Quando e como vou receber?

Os segurados estão na fase de receberem respostas das entidades. Desde a última segunda-feira (9), aposentados e pensionistas que questionaram a cobrança ilegal podem acessar o aplicativo Meu INSS ou ligar na Central 135 para conferir o que disseram as associações e sindicatos.

Para quem reclamou presencialmente, as respostas começaram na segunda (16). O atendimento presencial é a alternativa aos beneficiários que já contestaram os descontos, mas não conseguiram ou quiseram utilizar o Meu INSS.

Para receber a resposta pessoalmente, é preciso ir a uma agência habilitada dos Correios (veja aqui). Além e conferir a resposta da entidade, o segurado também poderá verificar se houve novo desconto indevido, contestar o débito e analisar os documentos enviados pelas associações. Para quem pretende se arriscar no Meu INSS a partir de agora, as agências dos correios fornecem um protocolo com orientações para acompanhar o reembolso pelo aplicativo ou pela central de atendimento telefônico 135.



Fonte: UOL

Share this content:

Sair da versão mobile