A apresentadora do UOL destacou novo recuo de Donald Trump, agora para a indústria automobilística americana, beneficiando assim seu amigo bilionário, Elon Musk.
Depois de anunciar um recuo temporário em relação às tarifas de produtos eletrônicos, Donald Trump ensaiou um outro recuo. Ontem, ele disse que anunciará uma medida semelhante, provavelmente de uma isenção tarifária temporária para a indústria automobilística americana. Isso faz sentido porque 50% dos automóveis vendidos nos Estados Unidos são importados, assim como 60% das autopeças.
Aliás, até o amigo Elon Musk, que tem a maior parte da produção da sua Tesla em território americano, também importa uma parte importante dessas autopeças. E elas cruzam as fronteiras entre Estados Unidos, Canadá e México dezenas de vezes até esses automóveis serem montados.
Então é absurdo imaginar que isso mudaria de uma hora para outra sem implicar um enorme aumento de custo para os fabricantes, que necessariamente seria repassado aos consumidores.
Amanda Klein
Diante de tantas incertezas, o mercado mundial segue navegando na escuridão. O presidente dos Estados Unidos já demonstrou ter novos alvos tarifários.
Sabemos desde já que o próximo alvo de Trump é o setor de eletrônicos, esse mesmo que ganhou um alívio temporário está na mira dele, assim como o farmacêutico.
Amanda Klein
Share this content:
