Tutores de Pitbulls agressores poderão receber penalidades administrativas em Sumaré

Tutores De Pitbulls Agressores Poderão Receber Penalidades Administrativas Em Sumaré

Tutores de Pitbulls agressores poderão receber penalidades administrativas em Sumaré

Projeto apresentado pelos vereadores Alan Leal, Pereirinha e Wellington Souza, que responsabiliza proprietários de animais que cometerem agressões, foi aprovado na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira

 

Os vereadores de Sumaré aprovaram, durante a sessão ordinária desta terça-feira (4), o Projeto de Lei nº 494/2025, que dispõe sobre a responsabilização administrativa e a aplicação de penalidades a tutores de cães da raça Pitbull, em caso de agressão ou lesão a pessoas ou outros animais no município. Votada em regime de urgência, a proposta foi apresentada pelos vereadores Alan Leal (PRD), Pereirinha (Cidadania) e Wellington Souza (PT).

 

O projeto determina que o tutor ou proprietário do cão que comprovadamente agredir ou lesionar pessoa ou outro animal, e o animal for recolhido pelo Departamento de Bem-Estar Animal ou Departamento de Zoonoses, será penalizado com multa administrativa por irresponsabilidade e custas da apreensão do cachorro. O tutor também será obrigado a submeter o cão a um programa de reabilitação e adestramento comportamental, arcando integralmente com os custos. Além disso, o animal apreendido ou isolado somente será liberado após o pagamento integral da multa, das custas de apreensão, alojamento, tratamento e avaliação comportamental, bem como a comprovação do início do programa de reabilitação comportamental.

 

De acordo com a proposta, em casos de reincidência qualificada (terceira agressão ou agressão que resulte em lesão corporal gravíssima ou óbito), o Poder Público poderá iniciar processos de perda definitiva da guarda do animal, com seu encaminhamento a abrigo especializado para reabilitação. O Departamento de Bem-Estar Animal, o Departamento de Zoonoses e a Polícia Municipal serão responsáveis pela fiscalização das denúncias, devendo comunicar à autoridade policial, para que seja iniciado o processo de apuração e autuação.

 

“Diante do crescente número de incidentes noticiados envolvendo essa raça de cães, o Poder Público tem o dever de agir preventivamente e repressivamente. Além da multa, a obrigatoriedade de comunicação imediata à autoridade policial garante que o caso não se restrinja à esfera administrativa, mas também seja investigado quanto a possíveis infrações penais, como omissão de cautela ou lesão corporal. Por fim, a determinação de perda da guarda em casos graves e reincidentes protege a população e garante que o animal receba tratamento adequado”, afirmam os parlamentares na justificativa do projeto.

 

35ª sessão ordinária

 

Também na linha da defesa animal, a Câmara aprovou, ne sessão ordinária desta terça-feira, o PL nº 452/2025, do vereador Alan Leal, que prevê sanções administrativas aplicáveis a pessoas que praticarem atos de zoofilia no município

 

Na mesma reunião, foi aprovado o PL nº 378/2025, de autoria do vereador Wellington Souza, que institui a parentalidade positiva, o direito ao brincar como estratégias intersetoriais de prevenção à violência contra crianças e adolescentes e cria a Semana Municipal do Brincar.

 

Os vereadores aprovaram ainda o Projeto de Decreto Legislativo nº 11/2025. De autoria do presidente da Casa, vereador Hélio Silva (Cidadania), a proposta concede o Título de Cidadão Benemérito de Sumaré ao psicólogo Rafael Augusto Costa e dá outras providências.

 

Receberam aprovação dos parlamentares sete moções de congratulação, uma de apelo e uma de pesar. O vereador Welington da Farmácia (MDB) homenageou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e o seu titular, secretário Ed Carlo Michelin. O vereador Tião Correa (PSDB) parabenizou o Grupo de Voluntários Viva Feliz – Instituição Antonio Garcia, Casa Apoio do HES, representado na pessoa de Maria Irene Garcia Denadai. O mesmo vereador também congratulou a Igreja Pentecostal Nova Vida, na pessoa de seu Pastor Presidente, Jeferson Nascimento, pela “Festa do Dia das Crianças”, realizada no dia 19 de outubro de 2025. Já o vereador Alan Leal prestou homenagem a José Roberto Reducino, por sua longa e eficiente trajetória profissional como massagista em Sumaré.

 

Os vereadores Professor Edinho (Republicanos) e João Maioral (PDT) elogiaram o advogado Guilherme de Mattos Cesare Ponce, pela destacada trajetória profissional e pelas relevantes contribuições ao acesso à justiça e aos direitos previdenciários. O vereador Dudu Lima (Cidadania) homenageou os Pontos de Cultura de Sumaré, reconhecidos pelo Ministério da Cultura devido ao relevante trabalho para o fortalecimento da cultura local. Já o vereador Rai do Paraíso (Republicanos) apresentou apelo em defesa das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e demais instituições que promovem educação e cuidado especializado a pessoas com deficiência. Por fim, a Mesa Diretora aprovou a moção de pesar, dos vereadores João Maioral e Pereirinha, pelo falecimento de Márcia Cristina Marson Dias.

 

 

Fonte: CÂMARA MUNICIPAL DE SUMARÉ

Share this content:

Publicar comentário