Bolsa chegará aos 150 mil pontos? O que o mercado espera agora
Além disso, boa parte da dívida dessas companhias aumenta com os juros mais altos. Uma pausa na Selic traria melhor rentabilidade a elas.
Além disso, segmentos como o financeiro, saúde, varejo e imobiliário tendem a se beneficiar. Empresas mais endividadas e com perfil de crescimento também ganham tração, já que o juro menor no futuro retira pressão dos resultados, enquanto o macro melhor acaba contribuindo para o consumo
Matheus Amaral, especialista em renda variável do Inter
As commodities – os produtos básicos – também podem crescer. Por conta da guerra tarifária, empresas exportadoras de minérios e produtos agrícolas tiveram queda no preço. Mas com o fantasma de uma recessão global se afastando, já houve alguma recuperação. Nesta semana, por exemplo, o preço do minério de ferro já subiu de US$ 98,23 para US$ 99,51 a tonelada. “Mesmo que o acordo entre China e EUA seja transitório, com duração de 90 dias, os preços já estão se recuperando”, diz André Galhardo, consultor econômico da plataforma de transferência internacional Remessa Online.
Pode ser um voo de galinha?
Com o alívio na guerra tarifária, os investidores estrangeiros que aplicaram no Brasil até agora podem voltar para os Estados Unidos. A taxa de juros nos EUA está alta e o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) pretende mantê-la nesse patamar por mais tempo, lembra Bruno Cotrim, economista da casa de análise Top Gain. “Então esse fluxo pode voltar para os EUA, não todo de uma vez, mas aos poucos”, diz ele. As Bbolsas americanas também podem se recuperar e voltariam a atrair esse capital.
Outro fator negativo são os gastos do governo, que podem voltar para o noticiário. Se a guerra de tarifas deixa de ser assunto, as atenções se voltam novamente para o cenário doméstico e o pessimismo pode voltar. “Aí vem novamente a questão fiscal, de gastos do governo acima da arrecadação”, diz Rodrigo Moliterno diretor de renda variável da Veedha Investimentos.
Share this content:



Publicar comentário