Governo Lula não mostra avanço em conversas com EUA

Governo Lula Não Mostra Avanço Em Conversas Com Eua

Governo Lula não mostra avanço em conversas com EUA


“O Brasil nunca saiu da mesa de negociação. Não criamos este problema, mas queremos resolver”, disse Alckmin. Segundo ele, um dos pedidos ao secretário foi para “não ter contaminação política, ideológica e focar na solução econômica”.

As tarifas de 50% sobre produtos brasileiros entram em vigor em 1º de agosto. Segundo a Folha de S. Paulo, o governo dos EUA sinalizou ao governo brasileiro que as tratativas só devem caminhar a partir de uma autorização do presidente Donald Trump para a abertura de canal oficial de diálogo.

Ministro da Indústria e do Comércio, Alckmin segue se reunindo com o setor produtivo. “Agora, vamos aguardar”, disse. “São conversas institucionais, devem ser reservadas, mas tivemos, sim, um contato, e essa é a disposição do governo brasileiro.”

Estender o prazo é uma demanda dos setores. Em reuniões com o governo, empresários e entidades afirmaram que o prazo era “inexequível” e sugeriram um adiamento de pelo menos 90 dias, para intensificar as negociações.

Pelo menos 10 mil empresas brasileiras podem ser diretamente afetadas pelo tarifaço, segundo o Ministério da Fazenda. “Os 340 milhões de americanos também serão afetados, porque vão pagar mais caro pelo café, suco de laranja, carne”, afirmou o ministro Fernando Haddad em entrevista hoje.

Para aliviar, o Brasil propôs excluir do tarifaço os setores mais sensíveis ao aumento da taxação. Entre eles, estão aço, alumínio, pescados, fruta, carne, suco de laranja e a Embraer, empresa de aviação.



Fonte: UOL

Share this content:

Publicar comentário