Governo Lula vira o jogo com ajuda do tarifaço de Trump

Governo Lula Vira O Jogo Com Ajuda Do Tarifaço De Trump

Governo Lula vira o jogo com ajuda do tarifaço de Trump


Além do tarifaço, a investigação ampla sobre práticas supostamente ilegais de comércio – a chamada sessão 301 – apesar de tratada com certa naturalidade pelo governo, até porque já havia sido anunciada na carta de Trump na semana passada, tem efeitos absolutamente imprevisíveis.”
Amanda Klein

De acordo com o levantamento da Quaest, se o candidato for o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Lula teria 32%, contra 26% do adversário. O ex-ministro e ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) aparece com 8%, o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), soma 6%, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), soma 3% e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), tem 2%.

Amanda Klein destacou ainda que o governo recebeu outra ajuda, desta vez interna, do STF, que ajudou a emplacar a questão do IOF.

O governo recebeu outro empurrãozinho ontem de uma mão amiga, do STF. Se não fosse ele, o governo minoritário no Congresso não conseguiria emplacar o IOF. Alexandre de Moraes aceitou o argumento de que o imposto tinha caráter regulatório, exceto para o risco sacado, usado para capital de giro.

Como eu adiantei na segunda-feira, em coluna no UOL, foi considerado parcialmente inconstitucional. Mas uma partezinha tão pequena que foi considerada uma vitória para o governo. Serão R$ 3,5 bilhões de arrecadação a menos no ano que vem.

Lula ainda se sentiu suficientemente empoderado com os ventos que sopram de Washington para abrir nova frente de batalha com o Legislativo: vetou a lei – profundamente impopular – que aumentava o número de deputados de 513 para 531.
Amanda Klein



Fonte: UOL

Share this content:

Publicar comentário