Trump quer taxar medicamentos importados em até 200%
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse hoje que pretende impor tarifas de até 200% sobre medicamentos importados, além de taxas sobre semicondutores e outros produtos estratégicos. O objetivo, segundo ele, é incentivar a produção interna e fortalecer a segurança nacional.
O que aconteceu
Medida ainda não tem data definida, mas pode acontecer em até um ano e meio. Se taxação se confirmar, poderá afetar diretamente grandes farmacêuticas, que alertam para o risco de aumento de preços, desestímulo a investimentos e possíveis impactos na cadeia de abastecimento. “Vamos dar às empresas cerca de um ano, um ano e meio para entrarem e, depois disso, elas serão tarifadas”, disse Trump durante reunião de gabinete na Casa Branca.
Declarações provocaram reações imediatas da indústria farmacêutica. A PhRMA, maior associação do setor nos EUA, classificou a proposta como contraproducente. “Cada dólar gasto em tarifas é um dólar que deixa de ser investido em fabricação nacional ou no desenvolvimento de tratamentos e curas para os pacientes”, afirmou Alex Schriver, vice-presidente de relações públicas da entidade.
Share this content:



Publicar comentário